Prefeitura adota ações para amenizar efeitos da seca em Itaberaba

1

A prefeitura de Itaberaba lançou um programa abrangente com diversas ações para combater a seca que afeta o município de Itaberaba. Entre as estratégias da Prefeitura para amenizar a atual situação, que está prejudicando todo o semiárido da região Nordeste, estão a liberação de recursos para a contratação de carros-pipa para o transporte de água aos moradores dos povoados da zona rural, perfuração de poços artesianos, limpeza e revitalização dos poços já existentes, e a construção de cisternas.

Além do camburão, que tem capacidade para transportar 23 mil litros de água a cada viagem, também foi incorporado mais um carro-pipa aos 6 já existentes.

O prefeito destaca a realização de uma reunião com dirigentes da Embasa para elaborar diversos projetos, a exemplo da construção da extensão da adutora de água que serve aos moradores do município.

O prefeito anunciou também que o município foi contemplado com produtos destinados à alimentação animal. “Já recebemos do governo federal uma remessa de produtos para a alimentação do gado e outros animais. Esses alimentos já estão sendo encaminhados aos produtores rurais e aos pequenos agricultores familiares que possuem animais, que os ajudam na subsistência de suas famílias”, informa o prefeito João Filho.

Agilidade – A Prefeitura de Itaberaba foi ágil no enfrentamento do problema da seca que atinge toda a região semiárida da Bahia. Já em janeiro deste ano decretou situação de emergência, decreto que foi renovado em abril. A medida permite receber recursos da União e do governo do Estado.

Além disso, o município já realizou importantes ações para combater a longa estiagem que está afetando os moradores da zona rural. A falta de água está prejudicando as pequenas lavouras de subsistência e os produtores da agricultura familiar, além de afetar os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos.

No final de abril o prefeito reuniu-se, em seu gabinete, com sua equipe e representantes de moradores, produtores rurais e lideranças de sindicatos e associações rurais do município. Ele ouviu as reivindicações deles e debateu as principais medidas, que já estão sendo tomadas.

PLANO DA SEMANA DO MUTIRÃO DE ABASTECIMENTO DA ÁGUA

03/05 – Lagoa do Curral, Região do Couro seco e Inferninho, Lagoa das pedras e Roça velha.

04/05 – Lagoa do Jacu, Mocó, Curral Velho, Lagoa Escondida, Lagoa da Lua..

05/05 – Tabuleiro.

07/05 – Barracamento , Formosa, Três Esquinas, Riacho do Uruçu, Tanque Velho, Baliza, Volta do Rio, Mamão, Tanque dos Patos.

08/05 – Serrote.

1 COMENTÁRIO

  1. Ser.PREFFEITO FICO FELIZ POR RECONHECER AS NOSAS NECECIDADES.pOIS TENHO DUAS CABECIHAS DE GADO NO BARRACAMENTO 1 E NÃO AGUA E NEM COMIDA PRA DÁ E não tenho a quem recorrer. gostaria de saber quem devo procurar. para amenizar o meu sofrimento e principalmente dos animais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here