Prefeitura de Itaberaba inova ao usar asfalto reciclado na pavimentação das ruas do bairro Alto da Bela Vista

1
Hospital Regional de Itaberaba

Um total de 720 metros cúbicos de asfalto está sendo reutilizado – após ser processado e reciclado por uma usina – pela Prefeitura de Itaberaba para a pavimentação das ruas do bairro Alto da Bela Vista. Essa ação pioneira e inovadora está sendo possível graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura do município com o Consórcio Produman Engenharia/Araguaia, integrado pelas empresas Paviservice, SVC Construções, e Top Engenharia, de Salvador.

 
 

“Esta parceria permite que a gente receba o pavimento asfáltico reciclado a custo zero para asfaltar as ruas de diversos bairros de Itaberaba. Começamos pelo Alto da Bela Vista e em breve a ação também será estendida a outras localidades. A Prefeitura entra com as máquinas e os homens para concretizar a obra, que beneficiará centenas de moradores do município”, informa o prefeito João Filho (PP), reeleito em outubro com mais de 76% dos votos dos eleitores de Itaberaba.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp. Clique Aqui!

Com mais essa ação pioneira, a gestão municipal continua trabalhando para melhorar a infraestrutura da cidade, com preocupação voltada para a sustentabilidade do município, já que reutilizou na pavimentação das ruas do Alto da Bela Vista, matéria (massa asfáltica) que seria mais um resíduo descartado no ambiente. “Ao asfaltar um bairro em que a comunidade sofria em dias de chuva com o lamaçal e a dificuldade de locomoção de pessoas e veículos, visamos melhorar a qualidade de vida da população, sem esquecer a preocupação com a sustentabilidade”, destaca o prefeito João Filho.

Os 5 Rs da educação ambiental – Os 5 Rs são ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações.

A Gestão Municipal ao asfaltar o Alto da Bela Vista pôs em pratica essas ações: 1) Repensou os hábitos de consumo e descarte; 2) Recusou produtos que prejudicassem o meio ambiente e a saúde; 3) Reduziu o consumo desnecessário de novas matérias primas; 4) Reutilizou ao máximo a massa asfáltica; e 5) Reciclou o material.

Reciclagem – Após ser raspado ou totalmente retirado, o asfalto velho é levado para uma mini-usina de reciclagem, onde é triturado para ser reutilizado como substrato (insumo) para a aplicação do novo asfalto na área de aplicação. O material também pode ser utilizado pelas prefeituras para pavimentar estradas e ruas de terra, pois é inerte e atóxico.

Sustentabilidade – Ultimamente esta tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais do planeta.

Questões sociais e ambientais – Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

Já com a degradação do meio ambiente o ser humano abrevia o seu tempo de vida, a economia não se desenvolve, e o futuro fica insustentável. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here