Presidenta Responde: por que o Bolsa Família, que é para as pessoas de baixa renda, aqui em Itaberaba quem recebe são os mais favorecidos?

5

Cassia Ribeiro, 37 anos, operadora de caixa em Itaberaba (BA) – Gostaria de saber por que o Bolsa Família, que é para as pessoas de baixa renda, aqui em minha cidade quem recebe são os mais favorecidos? 


Presidenta Dilma
 – Cassia, nosso compromisso é garantir que os benefícios do Bolsa Família cheguem para quem realmente precisa deles. Para combater eventuais erros e desvios, as famílias beneficiárias devem atualizar seus dados, no mínimo, a cada dois anos. Aí em Itaberaba, por exemplo, das 8.771 famílias beneficiadas, 95% já atualizaram suas informações. Essa atualização é feita pelo gestor municipal do Programa, que tem o dever de cadastrar as famílias e zelar pela correção dos seus dados. Para que os cidadãos ajudem a fiscalizar o programa, os nomes dos beneficiários são publicados na internet, no site da Caixa Econômica Federal (https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp). Todo cidadão que tiver conhecimento de alguma irregularidade pode, e deve, denunciá-la diretamente ao gestor local ou à Instância de Controle Social do seu município. Também pode comunicar à ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social por e-mail ouvidoria@mds.gov.br ou por telefone 0800-7072003. O Ministério Público, a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União também fiscalizam o programa e, junto com o controle de toda a sociedade, ajudam a garantir que o Bolsa Família chegue realmente às famílias que precisam dele.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here