PRF faz lançamento do FETRAN 2016 em Itaberaba

0


Mais de cinco mil alunos serão alcançados com o projeto

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nesta sexta-feira (15), o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), etapa 2016, no município de Itaberaba/BA. As ações foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a PRF e a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria Municipal de Educação, que iniciou no ano de 2015.

O FETRAN, que é um projeto nacional para a educação e conscientização do cidadão quanto às questões relacionadas ao trânsito, propõe a formação desse cidadão a partir da melhor preparação de crianças e adolescentes. Com o slogan “Transformando atitudes para salvar vidas”, o FETRAN é um dos maiores Projetos de Educação para o trânsito do país e tem como principal objetivo inserir a Educação para o Trânsito de forma concisa e periódica na rotina escolar.
O lançamento do segundo ano do projeto foi marcado por uma solenidade que contou com a presença da Vice-prefeita de Itaberaba, Sra. Maria José Santos Novaes, do Inspetor Laercio Miranda – Chefe do Núcleo de Registro de Acidentes e Medicina Rodoviária (NURAM), representando o Superintendente da PRF na Bahia, o Presidente da Câmara Municipal de Itaberaba, Vereador Zenildo Nascimento Aragão, dentre outras autoridades, além de diretores, coordenadores e professores do município;

12592360_1173585425999215_6313102112053885331_n

No turno da tarde foi realizado um Seminário Pedagógico, com palestras e debates de diretores, coordenadores pedagógicos e professores, onde foi apresentado diversos trabalhos feitos na edição de 2015.
Este ano, o FETRAN estima que alcançará aproximadamente 140.000 alunos, sendo realizado nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

Pela segunda vez em Itaberaba, o FETRAN terá a participação, neste ano, de doze escolas da rede municipal de ensino, unindo cerca de 5.000 alunos com o projeto, que se prepararão por cerca de três meses, desenvolvendo intensa atividade pedagógica e culminando com o momento máximo em que a comunidade escolar se reúne para festejar o projeto e apresentar resultados, compartilhando os avanços com a sociedade.
Nesta etapa, prevista para ocorrer no mês de junho do corrente ano, será realizado um grande Festival com todas as escolas participantes do projeto.

12987203_1173585979332493_1430401945777322718_n

Motivação:
No Brasil, os acidentes de trânsito representam a principal causa externa para a morte de crianças entre 0 e 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2 mil crianças até 14 anos morrem anualmente no país. Tais números demonstram a necessidade e a urgência da adoção de medidas capazes de reverter esta situação, que poderia até ser configurada como séria questão de saúde pública.
Neste cenário a Educação para o Trânsito é uma das principais alternativas para mitigar tamanha violência, uma vez que promove a sensibilização dos agentes transformadores da sociedade para a conscientização, vivência e comportamento seguro no trânsito, contribuindo para a diminuição de mortes de inocentes em decorrência da violência no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here