Pronatec abre vagas para cursos EaD em Itaberaba

1

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abriu inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que disponibiliza vagas gratuitas com vistas à expansão, ampliação e democratização da oferta de cursos de formação profissional.

Mantendo o compromisso de construir uma cidade de todos e para todos, a Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SMASC), está disponibilizando os Centros Digitais de Cidadania (CDC’s), Mauá e Barro Vermelho, como locais para a realização dos cursos da modalidade Ensino a Distância (EaD) em nossa cidade.

Para isto, começou a realizar hoje (18) as pré-inscrições para os 12 cursos que serão oferecidos em Itaberaba.  Para se pré-inscrever, os interessados devem procurar os CDC’s, de posse dos seguintes documentos originais: R.G.CPF e Comprovantes de Residência. Além disso, devem ser maiores de 15 anos e estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou possuir o Número de Inscrição Social (NIS).

São 12 cursos diferentes oferecidos na modalidade EaD. As aulas começam no final deste mês e vão até março de 2018, sempre de segunda a sexta-feira, em horários alternados. A escolaridade mínima exigida vai do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio incompleto.

Período de Pré-inscrição

A pré-inscrição acontece nos dias 18, 21 e 22 no CDC Mauá, localizado no Centro Municipal de Qualificação Profissional e Social (CMQPS), na Rua Praxedes Andrade, S/N, no centro. Já no CDC Barro Vermelho, que fica na Rua Joel Presídio, 472, próximo ao antigo Colégio Ney Braga, as pré-inscrições acontecem de hoje à sexta-feira (20).

A equipe responsável pela articulação e mobilização, na cidade de todos, está sob a supervisão geral do coordenador de Assistência Social da SMASC, Givanildo Almeida, e é formada pela coordenadora dos CDCs Érica Daniele e as monitoras Joelma e Ednalva, ligadas à (SECTI), além das assistentes sociais, Gerusa Correia da Silva e Elaine da Conceição Oliveira, técnicas do Acesuas Trabalho, ligadas ao MDS.

Cursos Oferecidos em Itaberaba

Os 12 cursos diferentes estão distribuídos da seguinte forma, entre os dois CDCs. O CDCBarro Vermelho oferecerá 08 cursos, e o CDC Mauá, 07. Os cursos de Operador de CaixaRecepcionistaAgente de Limpeza Urbana e Vendedor terão duas turmas cada um.

Os CDC’S fazem parte do Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia, ligado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Veja, a seguir, a tabela com os dias, cursos, horários e escolaridade mínima exigida que serão oferecidos por cada CDC em Itaberaba.

CDC BARRO VERMELHO

DIA CURSO HORÁRIO ESCOLARIDADE MÍNIMA
SEG e QUA OPERADOR DE CAIXA 10H ÀS 11H 5º ao 8º ano
ALMOXARIFE 11H ÀS 12H ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
TER e QUI ESPANHOL 08H ÀS 09H 5º ao 8º ano
LIBRAS 09H ÀS 10H 5º ao 9º ano INCOMPLETO
ASSISTENTE DE LOGÍSTICA 14H ÀS 15H
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 17H ÀS 18H ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
SEXTA RECEPCIONISTA 08H ÀS 10H 6º ao 9º ano
AGENTE DE LIMPEZA 10H ÀS 12H 6º ao 9º ano INCOMPLETO
VENDEDOR 14H ÀS 16H 6º ao 9º ano INCOMPLETO

 

CDC MAUÁ

DIA CURSO HORÁRIO ESCOLARIDADE MÍNIMA
TER e QUI RECEPCIONISTA 10H ÀS 11H 6º ao 9º ano
AGENTE DE LIMPEZA 11H ÀS 12H 6º ao 9º ano COMPLETO
REPRESENTANTE COMERCIAL 15H30 ÀS 16H30 6º ao 9º ano COMPLETO
VENDEDOR 17H ÀS 18H 6º ao 9º ano COMPLETO
SEXTA INGLÊS BÁSICO 08H ÀS 10H 6º ao 9º ano INCOMPLETO
PROMOTOR DE VENDAS 10H ÀS 12H 6º ao 9º ano INCOMPLETO
OPERADOR DE CAIXA 14H ÀS 16H 6º ao 9º ano INCOMPLETO

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here