REUNIÃO DA PREFEITURA COM REPRESENTANTES DO IFET É MAIS UM PASSO IMPORTANTE PARA A INSTALAÇÃO DO INSTITUTO

2

O Prefeito de Itaberaba e equipe de Governo receberam na quinta-feira, dia 25 de agosto, o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET -BA), Sebastião Edson Moura,  acompanhado da engenheira Juliana Malta e do arquiteto Adelmo Ramos.

A notícia continua após esta Publicidade

O encontro serviu para discutir o local onde será instalado o Instituto e para a equipe do IFET estreitar os laços com o município.

Estiveram presentes também na reunião o representante do Território do Piemonte do Paraguaçu, Valmir, e os representantes do Legislativo de Itaberaba, o Presidente da Câmara Ricardo Pimentel e o vereador Evanilton Oliveira (Peba).

O Reitor iniciou sua fala expondo sobre a constituição dos IFETs  e o plano  de ação institucional  para  consolidação do IFBaiano. Após a explanação, foi franqueada a palavra e várias perguntas foram formuladas pelo Prefeito, Secretários Municipais e demais autoridades presentes.

No segundo momento, foram apresentadas pelo Prefeito João Filho as propostas dos locais para implantação do IFET no município. O local tem que seguir critérios técnicos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC), como área mínima na área urbana de 50 mil m² e na área rural de 50 hectares.

A primeira opção de terreno oferecida pela Prefeitura foi uma área de 50 mil m², na estrada para Ipirá, a 3 km da cidade, próxima a Indústria de Processamento de Frutos do Abacaxi.

Já a segunda alternativa, foi uma área do Horto Florestal, atual Viveiro Municipal, que pertence a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e está concedida ao município. Caso essa área não seja suficiente, o Prefeito disponibilizou para doação uma área de até 50 mil m² de seu terreno particular, que fica próxima ao Viveiro.

A equipe do IFBaiano está aguardando a entrega do terreno por parte da Prefeitura, que tem o prazo de até 150 dias, e a previsão do MEC para conclusão é 2013.

Para o reitor agora é o momento de estreitar os laços com a Prefeitura. “Nossa parceria é com a Prefeitura, que é o representante legal do povo de Itaberaba. Quem tem que oferecer o terreno ao Instituto, a priori, é a Prefeitura, estamos reunidos justamente para mantermos esse contato”, afirma Edson Moura.

Segundo o Presidente da Câmara, Ricardo Pimentel, este momento é muito importante para Itaberaba. “Os vereadores receberam o convite do Prefeito João Filho para estarem presentes nesse momento. Eu estive nessa reunião proveitosa porque o Poder Legislativo tem que estar inserido nessa discussão. Foi um passo importante para que tenhamos condições de atuar junto com a Prefeitura nesse desenvolvimento de Itaberaba e região”.

O prefeito João Filho está orgulhoso por essa conquista. “Muitos não conseguiam enxergar o que eu enxergava. Outros não conseguiam entender quando eu falava do drama do jovem itaberabense que tinha que se aventurar fora de casa, sem a formação adequada para enfrentar o mercado de trabalho”, relatou o alcaide.

De acordo com o gestor, a implantação de uma unidade no município foi possível devido à luta travada há muito por ele, pelo Núcleo de Projetos da atual Gestão, em parceria com o deputado federal João Leão e o senador Valter Pinheiro.

Através do IFET serão disponibilizados cursos superiores e técnicos. Esses cursos serão discutidos em audiência pública com os representantes do território para decidir as reais necessidades da região. Serão oferecidas vagas para 1.200 alunos e mais de 100 empregos diretos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Está sim caracterizada a bôa vontade e o espirito empreendedor do Prefeito João Filho,mais uma vitória de um prefeito jovem pelos jovens de Itaberaba,parabéns João.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here