Semana da Pátria terá desfile de 7 de setembro em Itaberaba

0

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizará a Semana da Pátria em nossa cidade com o objetivo de resgatar os ideais de civismo e os valores democráticos e de cidadania.

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira (4), com as ações do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), culminando com o desfile cívico de 7 de Setembro.

Com o tema Civismo, Democracia e Cidadania, o desfile deste ano contará com as participações do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Civil Municipal (GCM), além de, aproximadamente, 1.000 alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), e do ‘pelotão de bandeiras’ da SMED, que também participará do ato cívico.

Abertura da Semana

A Semana da Pátria em Itaberaba começará nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas Creches Municipais que realizarão eventos cívicos nas próprias unidades ou no entorno do Bairro onde estão localizados, nos dias 4 e 6 de setembro.

A Agenda de Eventos conta com a seguinte programação: na Segunda-feira (4), pela manhã, as crehes municipais Maria Betânia M. Souza (8h), Sonho de Criança (9h) e Paraíso da Criança (8h), além do CMEI Linésio Bastos de Santana e a Escola Municipal Aloísio Sampaio (9h).

À tarde, neste mesmo dia, será a vez da Creche Municipal Chapeuzinho Vermelho, da Escola Municipal Mundo dos Saberes e do CEMEB, todos ás 16h.

Na quarta-feira (6), acontecerão os eventos dos CMEI’s Profª. Iracina de Queiroz Oliveira (8h) e Hercília Dias Mascarenhas (9h), além das escolas municipais Luiz Viana Filho e Odulpho Brito, ambos às 8h. Ainda neste dia, à tarde, será realizado o evento cívico da Escola Municipal Everaldo Bacelar.

Desfile Cívico na Zona Rural

A Semana da Pátria, este ano, conta com uma novidade. Pela primeira vez na história, seis escolas municipais, situada em quatro localidades rurais, receberão o evento cívico. No dia 7 de setembro, aproximadamente 1.300 alunos das escolas São Vicente (Vila São Vicente), Maria Isabel de Carvalho (Santa Quitéria), São Roque e Esmeraldo Queiroz (Vazante), Carlos Spínona da Cunha e Renato Cincurá de Andrade (Guaribas) realizarão desfiles, a partir das 16h.

O desfile na cidade

O desfíle cívico de 7 de setembro, na sede do município, será realizado na Av. Ruy Barbosa, com saída do antigo “Cacique”, às 8h, sentido centro, retornando na 1ª sinaleira e seguindo no sentido oposto até a Travessa do Loteamento Bahia, onde haverá a disperssão. No local da saída do Desfile, será realizada a cerimônia de hasteamento da Bandeira com execução do Hino Nacional Brasileiro.

A secretária de Educação, Maria da Glória Ferreira de Almeida, destacou que “a comunidade sempre reivindicava a realização do desfile de 7 de setembro. E, até dois anos atrás, realmente aconteceram dentro de uma outra proposta”, disse a secretária. Ela observa que, mesmo dentro daquele outro modelo, havia o apelo da comunidade no sentido de resgatar a tradição dos desfiles cívicos.

“Nosso objetivo, com a retomada dos desfiles cívicos, além de resgatar a memória cultural de nossa gente, é abrir um espaço para a manifestação popular, sobretudo quando vivemos, em nosso país, tempos sombrios, com uma crise moral e política sem precedentes”, analisou Maria da Glória.

“Nós estamos precisando reavivar o civismo para fortalecer a nossa democracia, garantindo o direito à cidadania. Por tudo que temos visto por aí, essa é a hora certa de fazer acontecer, de ir às ruas e mostrar que somos uma nação”, avaliou Ferreira de Almeida.

A secretária lembrou, ainda, que o desfile cívico deste ano contará com personagens simbólicos representando a formação de nosso povo, que é resultado da ‘mistura’ e não da ‘pureza’ de raças. “Estamos trazendo um grupo de alunos representando os povos que deram origem ao povo brasileiro, com o negro, o índio e o branco”, concluiu.

Fonte: Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here