Um preso morre em rebelião na carceragem de Itaberaba

23

Presos da carceragem de Itaberaba se rebelaram na manhã desta quarta feira 09/11.
Segundo o Delegado Daniel Rodrigues, os presos aproveitaram a saída para o banho de sol, arrancaram as grades e tocaram fogo nos colchões.

Em confronto com a policia e o preso Gabriel Santos de Jesus, acusado de homicídio, que tentava fazer um outro preso de refém acabou sendo morto.

Os presos destruíram uma ala inteira da cadeia e agora estão todos em uma única cela aguardando transferência para outras cidades.

A carceragem de Itaberaba tem capacidade para 52 presos e está agora com 84.

O corpo do preso que morreu foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica em Feira de Santana na tarde desta quarta-feira.

Gabriel foi preso no dia 29/08/2011, apontando como sendo o autor do homicídio que vitimou José Raimundo de Souza Moraes, fato ocorrido por volta das 13:30 h do dia 26/08. A motivação do crime foi ciúmes, Gabriel estava mantendo um relacionamento amoroso com Lindinalva de Jesus Pedreira, que era ex companheira da vítima. Na sexta-feira dia 26/08, Lindinalva conversava com José Raimundo quando Gabriel chegou por trás e desferiu golpes de faca no pescoço da vítima, que morreu quase que instantaneamente.

Gabriel Santos de Jesus

A polícia foi acionada e após a perícia de local crime, iniciou-se a investigação. Populares e testemunhas começaram a informar a polícia quem teria cometido o homicídio. O autor não foi encontrado de imediato, mas passou a ser visto em pontos diferentes da cidade. No último dia 29/08, policiais militares receberam denúncia de onde Gabriel estaria e o encontraram portando um espingarda de fabricação caseira e o prenderam em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil então, que já vinha apurando o fato, diante das provas consistentes que já tinha levantado, solicitou a prisão preventiva à justiça.

Gabriel encontrava-se preso a disposição da justiça e deveria ir a jure popular.

23 COMENTÁRIOS

  1. isso td que os pms dizem
    sao conversas pra boi dormir,bando de ipocritas,mentirosos
    ta na cara que td isso foi armaçao prova disso foi que só teve uma pessoa morta e quem garate ki ele fez alguem de refém??? certo ki ele foi erado tirando a vida de um pai de
    familia mais e dai na
    vida temos altos e baixos e com ele eu tenhu certeza que naum era diferente.mesmo assim ninguem tinha o direito de tirar a vida dele nem ele a do rapaz pq só quem pode julgar cada um de nois é deus.acho eu que ponto de vista é mto importante ate pq ta relatando o que as pessoas acham a respeito de alguma coisa mais criticar eu acho errado ate pq
    a familia astasofrendo mto com essa falta e ainda ficar pessoas sem senso algum tratando de um assunto delicado ferindo uma ferida que é dificil de cicatrizar,pense bem temos familias irmaos mtas vezes filhos sobrinhos vizinhos amigos etc e podemos mto bem passar por isso um dia e tenhu certeza que inguem vai gostar de ver comentarios maldozos como mtos desses que eu vi a cima.o pior de td e que eu naum sou da famila dele nem conhecida, mais uma pessoa que estava correndo perigo por esse elemento frio e calculista naum só eu estava correndo risco de vida mais toda minha familia,e nem por isso em momento algum eu desejei alguma mal pra ele.meus pesames a familia feliz natal e td de bom

  2. A responsabilidade é do estado, lá não tem bandido rico, perincipalmente os que assalta os cofre públicos todos os dias. Pergunta se João Pedro as pessoas que morre em Itaberaba por causa da roubalheira tem algum lá?

  3. Se eu fosse vc Pinto, Criava um CENTRO DE REABILITAÇÃO e levaria alguns dos anjinhos que estão privado de sua liberdade temporariamente para passar um tempo sobre a sua responsabilidade.

  4. Importante o comentário de cada cidadão neste manifesto. Devemos respeitar a opinião de cada pessoal desde que não cometa mais o crime, descriminando pessoas pela sua cidadania. A prisão no Brasil não tem cumprido sua missão a de recuperar o individuo e devolver a sociedade como requer a CF/88 as leis e noemas do país. Custa caro as prisões cada preso custo o que gasta com 4 alunos na escola publica isso sem dar ao preso o que requer direitos e deveres. Quem são a vitima deste procedimento falido do nosso estado? Todos nós‼ Uma cidade como Itaberaba que tem uma cadeia para no máximo 30 presos sempre convive com 90 a 130, aprisionados em situação desumana e irregular. Ai perguntas-se cadê o Ministério Publico que não abre uma apuração contra o Estado e responsabiliza civilmente e criminalmente o governador e os secretários de estado… Cadê a OAB/BA de Itaberaba que é ausente das questões social da cidade? E a Câmara de Vereador, omissa e negligente nas suas funções, o prefeito por sua vez não tem raça para bater de frente com este governo nefasto da Bahia. Os agentes da policia civil é uma das maiores vitimas desta situação pois ganham mau, trabalham em desvio de função pois não é de suas obrigações cuidar de detento. E a sociedade fica exposta ao caos que o estado tem tornado diante de tanta corrupção aos aos cofres públicos no país, na Bahia e em Itaberaba. SÓ RESTA GRITAR‼ SOCORRO NÃO QUERO MORRER‼

    • Não fale isso Eliana, vc nõa sabe o que aconteceu lá realmente!!! Ele teve o que ele procurou e achou, do mesmo jeito que ele fez com o rapaz na feira de roupas. Felizmente não teve maiores consequencias essa rebelião e foi sufocada a tempo antes que caussase maiores estragos e danos, além de uma fuga que era liderada pelo detento que veio a falecer, se não acontecesse o que aconteceu hoje Itaberaba estaria com 45 marginais soltos pelas ruas praticandos crimes e pessoas como você Eliana estariam criticando as policias Civil e Militar que não estariam fazendo nada para combater os crimes praticados por esses elementos que teriam fugidos da cadeia, se não fossem sufocada com energia a rebelião!! Então pense melhor antes de falar besteiras…

      • Concordo com vc caveira, a questão é que a policia de perto atrapalha e de longe faz falta…é que muitos não sabe o que é sentir na pele à adrenalina, sentir o gosto de sangue na boca, sentir o coração bater forte, e vc as vezes sentir-se frágil diante de algumas situações. Muitos tem que agradecer por estar apenas privados de sua liberdade.

    • Muito bem Mario medroso, vc tem que ser ouvido pela justiça já que tem informações importantes do que aconteceu na delegacia no dia da rebelião ou pelo jeito vc estava la dentro na hora do acontecido para falar com tanta certeza!!! Vc é peça fundamental para elucidar mais esse caso…. além de tudo pelo jeito vc também é perito, esta de parabéns!!!

  5. Eu nunca tive a oportunidade em visita-los os presos na detenção de itaberaba, mas deve ser uma panela de pressão, com tanta gente juntasos. Gente vamos pedir a Deus pra que eles possam sair dessa, apesar de tudo são humanos né, e quem somos nóis pra jugarmos,mas tudo isso têm as suas conssequências, somente deus pode julgalos, um abraço a todos que leem essa mensagem.

  6. Ta faltando Deus no
    coração dessas pessoas,
    se cada um parasse e
    falasse com Deus muita
    coisa mudaria,as pessoas
    estão mais preocupadas em matar
    do que viver.

  7. Devem ser transferidos ainda nesta quinta-feira (10) os 44 detentos que participaram da rebelião na quarta-feira (9) em Itaberaba. Segundo informações da delegada regional Clecia Vasconcelos, a coordenação aguarda uma decisão judicial para conhecer o local para onde os presos serão transferidos. Segundo ela, desde ontem eles estão distribuindo na ala A, já que a B ficou completamente destruída na ação.

    A rebelião aconteceu na manhã de quarta-feira (09) no Complexo Policial de Itaberaba, a 276 quilômetros de Salvador. O detento Gabriel Santos de Jesus foi morto quando usava um outro colega de cela como refém.

    A rebelião começou por volta das 10h30 de ontem e segundo a delegada Clecia, os presos não reivindicavam nada, apenas queriam fugir. Segundo ela, os detentos quebraram as grades das celas que ficam na ala B do complexo, atearam fogo nos colchões e começaram destruiu o pavilhão. Na tentativa de fugir do local, os 45 presos usaram um colega como refém e ameaçaram matar o homem, que não teve a identidade divulgada.

    Para conter as chamas que invadiu toda a ala B e arriscava atingir parte da ala a onde estava a maioria dos detentos do complexo, o Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e conseguiu entrar com a ajuda da Polícia Civil e Militar. Durante a ação um detento Gabriel, que usava o colega como refém, foi baleado pela polícia e morreu no local. De acordo com a delegada, a maioria dos rebelados estava armada com faca.

    A ação para conter a rebelião e as chamas foi concluída por volta das 14h do mesmo dia. Alguns policiais, um tenente e um delegado também ficaram feridos na ação. Gabriel respondia por homicídio qualificado. No total haviam 104 homens presos no Complexo Policial de Itaberaba

    • Maria Bernadete de Jesus, estou vendo que a sra. pelo jeito é do mesmo tipo do seu sobrinho.. ele procurou e achou, o culpado do que aconteceu a ele foi ele mesmo, então não culpe os baianos!!! Quer vir visitar o tumulo do seu sobrinho venha, mas venha na paz, pq quem planta vento colhe tempestade e depois não adianta chorar pelo leite derramado. Seja sensata e veja o que ele fez, ta certo que ele deveria cumprir a pena que lhe fosse imposta pela justiça, mas ele estava com um refém e queria matar mais um!!! Assim fica facil culpar os outros pelos erros cometidos por entes queridos.

      • sinto muito Maria Bernadete de Jesus, tinha colocado que o rapaz (Gabi) que faleceu na rebelião era seu sobrinho, mas venho corregir que era seu irmão!! Procure saber os crimes praticados por ele, a vida que ele tirou de um pai de familia que largou um filho orfão pq seu querido irmão esfaqueou o moço pelas costas enquanto conversava com a ex-mulher que era a atual namorada de seu irmão!! Essa também tem que ser muito bem investigada, ele procurou e achou. Venha visitar o tumulo de seu irmão e aproveite e visite seus familiares, mas venha na paz!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here