UNEB realizará 2° Encontro da Consciência Negra em itaberaba

1

O campus XIII da UNEB  (Universidade do Estado da Bahia), em Itaberaba, realiza entre os dias 23 e 25 de novembro o 2° Encontro da Consciência Negra. Considerada a primeira ação de grande porte para o debate das relações étnico-raciais e de identidade negra no campus, o evento tem como objetivo reunir estudiosos da área com o propósito de refletir sobre uma reeducação mais inclusiva e antirracista e sobre a afirmação da identidade negra.

A conferência de abertura, intitulada “Resistências negras tecendo outras histórias”, será ministrada pelo professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) Ubiratan de Castro, diretor da Fundação Pedro Calmon. O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e o diretor do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos da universidade, Wilson Mattos, são convidados do encontro.

A programação destaca ainda uma série de rodas de diálogo e minicursos sobre assuntos como literatura negra brasileira, mitos africanos na escola e formação de educadores.

Fonte: Agência Hélice – Especial para o Universia

1 COMENTÁRIO

  1. Estamos passo-a-passo construindo a segregação racial em nosso país. Precisamos de movimentos que promovam a justiça e o equilíbrio social e não um caminho para o apartheid brasileiro.
    Precisamos entender que somos brasileiros, raça brasileira, composta da gestação e mulheres brancas, amarelas, indígenas e negras. Não somos africanos nem tão pouco portugueses. Somos um povo que deve se orgulhar por estar vencendo o preconceito internacional.
    Somos sim, brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here