Allan do Carmo destaque do FazAtleta é consagrado como melhor nadador em águas abertas do mundo

0

O melhor nadador em Águas Abertas do mundo de 2014 é o baiano Allan do Carmo destaque do programa FazAtleta do Governo do Estado da Bahia desde 2005. Nesta segunda-feira, 1, em seu jantar de confraternização no Hotel Grand Hyatt, em Doha no Catar, a Federação Internacional de Natação – FINA, anunciou o título aos vencedores da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas.

A escolha de Allan do Carmo e também da baiana Ana Marcela foi feita por membros da FINA, federações, comitês, imprensa especializada e técnicos selecionados, que fizeram a votação em todo o mundo. O Brasil saiu da cerimônia com troféus dos maratonistas aquáticos baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha; e dos seus respectivos técnicos, Fernando Possenti (Ana Marcela) e Rogério Arapiraca (Allan do Carmo).

A notícia continua após esta Publicidade

Allan do Carmo não pode comparecer à festa da FINA, mas foi representado pela conterrânea Ana Marcela. “Eu me preparei muito para este ciclo olímpico. Mudei pontos que considerei falhos no ano anterior. Mudei minha nutrição e preparação física. E adotei um trabalho psicológico. Os recursos vieram e também isso facilitou para que eu conseguisse investir em todas as mudanças. Agradeço demais a todos os que trabalham comigo, a meus patrocinadores, à Confederação, Comitê Olímpico, enfim, a muita gente que me ajudou a hoje estar recebendo este prêmio”, disse após saber da escolha.

Seletiva – Ao lado do seu treinador Rogério Arapiraca, o nadador baiano Allan do Carmo se prepara em Salvador para disputar em São Bernardo do campo, interior paulista, de uma seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, ano que vem. Esta vitória consagradora – como melhor atleta do mundo na categoria – é uma coroação de sua dedicação e técnica, desde 2005, quando começou a receber o apoio do Programa FazAtleta do Governo da Bahia.

Nesses nove anos, Allan do Carmo lutou e mereceu entrar na história do esporte na Bahia, no Brasil e no Mundo, sendo o primeiro brasileiro a conquistar a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, com a ultima prova disputada em Hangzhou, na China. Em três temporadas anteriores, Allan do Carmo chegou perto do título. Foi vice-campeão em 2009 e terminou em terceiro lugar em 2012 e 2013.

Impulsionado pela conquista, ele é esperança de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Ano que vem, eu tenho o Mundial de Kazan, que é a seletiva olímpica. Tenho muito treinamento pela frente. Esta é uma competição muito difícil, muito acirrada, é a competição mais difícil do mundo porque vão ser selecionados apenas os dez melhores do mundo. Tenho que ter a cabeça no lugar, projetar essa classificação e começar a me preparar para Rio 2016” disse em visita recente ao governador Jaques Wagner.

Sucesso – A vitória do nadador baiano foi comemorada pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos: “Claro que esta conquista de Allan do Carmo eleva o nome do Brasil e da Bahia, mas vem realmente provar que o FazAtleta é um programa de sucesso. Desde 2007 o programa liberou um total de R$ 25 milhões em apoio a 644 projetos, beneficiando diretamente a mais de 500 atletas”.

O Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia – FazAtleta é executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). São beneficiados atletas e equipes que se enquadram na categoria de Esporte Amador Olímpico e Paralímpico.

O FazAtleta tem como lastro a concessão do abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias. O apoio inclui, entre outros, o pagamento de despesas em viagens; aluguel de equipamento esportivo; contratação de seguro de vida; aquisição de material esportivo; além de recebimento de bolsa-auxílio para o atleta que se dedique exclusivamente à prática do esporte e remuneração para o técnico, que o acompanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here