Ampliação do Conjunto Penal de Paulo Afonso gera mais de 200 vagas

0

O Conjunto Penal de Paulo Afonso, que atende a cerca de 15 municípios do sertão baiano, recebeu mais 228 vagas, superando a demanda da região, que necessitava de cerca de 100 lugares. A ampliação foi inaugurada pelo secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, nesta segunda-feira (29).

A obra recebeu R$ 9 milhões de investimentos, com recursos próprios do Governo do Estado. Segundo o governador Rui Costa, nos próximos meses, serão entregues mais de quatro mil vagas em todo o estado. “É uma obrigação nossa dar o tratamento digno para aqueles que cumprem penas ou esperam a decisão da justiça. O objetivo é retirar os presos de delegacias e acomodá-los, dentro das possibilidades, com maior comodidade”.


Com a ampliação, será possível atender também a pequenas carceragens policiais de cidades vizinhas e que pertencem à Comarca de Paulo Afonso. As novas vagas estão distribuídas em três pavilhões – um deles para uma cozinha moderna e refeitório -, seguindo padrões de arquitetura e engenharia prisional.

O conjunto penal, que possuía 210 vagas, agora passa a dispor de 438 lugares. “O objetivo do Governo do Estado é humanizar e modernizar o sistema carcerário, ampliando a quantidade de vagas e esvaziando as carceragens de delegacia, dando tratamento melhor para os presos no nosso estado”, explicou Nestor Duarte.

A comarca do Conjunto Penal de Paulo Afonso atende também aos municípios de Abaré, Antas, Canudos, Coronel João Sá, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Mucureré, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Em visita a Paulo Afonso, nesta segunda (29), o governador realizou a entrega de 200 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here