Eleições de colegiado escolar mobilizam alunos, professores, pais e comunidade

0

As eleições para o colegiado escolar estão movimentando as escolas da rede estadual de ensino para as votações que acontecem entre os dias 21 e 24 de julho. Após a etapa de inscrição, os candidatos começam a mobilizar os eleitores para escolherem os representantes de cada segmento – estudantes, pais e/ou responsáveis pelos alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade.

Entusiasmado com a possibilidade de representar os colegas, o estudante do 6º ano A, Lucas Lima dos Santos, 12, garante que tem muitas ideias para os dois anos de mandato. “Estou fazendo a campanha junto com amigos, além de visitar outros turnos para divulgar a eleição. Eu quero ajudar a escola dando sugestões para melhorar a educação e também ouvir os colegas sobre as atividades que ocorrem”.


Mudança de postura

Rita de Cássia, mãe do estudante Erick Elias dos Reis, faz parte do Conselho Escolar, como representante de pais, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe III, no bairro de Pau Miúdo, em Salvador. Ela fala sobre a importância de a família estar próxima do filho na escola.

“É nítida a mudança na postura dos alunos quando os pais acompanham seu desempenho na escola, e a iniciativa de alguns pais motiva a participação de outros”, constata Rita.

A experiência em participar do colegiado foi tão significativa que ela se candidatou novamente, agora como representante da comunidade. Ela afirma que “as pessoas me conhecem e acredito que tenham confiança na minha participação. Por isso, sempre [quando acontece] reuniões com os pais,conversamos para trocar experiências”.

Entre os docentes, a professora de Matemática, Rosemary Vasconcelos, busca representar os colegas na unidade. “A iniciativa do colegiado é bastante válida porque podemos discutir e [adotar] decisões pertinentes para a melhora da escola”.

Educar para Transformar

O Colegiado Escolar tem o objetivo de estimular a participação de representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar em prol de uma educação pública de qualidade, conforme prevê o Eixo 5 (integração Família-Escola) do programa estadual Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here