Programa Educar para Transformar será apresentado à Academia de Ciências da Bahia

0

A Secretaria da Educação do Estado apresenta aos membros da Academia de Ciências da Bahia, nesta quarta-feira (15), às 9h30, o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que tem o desafio de reunir os diversos segmentos da sociedade para, juntos, melhorar a educação pública na Bahia. Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto também vai mostrar os resultados alcançados com o projeto Ciência na Escola, que faz parte do programa.

“Todos sabemos que o investimento em educação é a melhor maneira de promover o desenvolvimento de um Estado e de uma nação. Essa estratégia só funcionará se houver a participação de diferentes setores da sociedade, a exemplo da Academia de Ciências da Bahia”, explica o Barreto, ressaltando a parceria com a Academia de Ciências para o projeto Ciência na Escola, voltado ao incentivo da educação científica nas escolas da rede pública. Este projeto atende a mais de 413 mil estudantes do ensino fundamental da rede estadual.


Lançado em março, o programa Educar para Transformar tem como metas garantir a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade e assegurar todas as crianças e jovens na escola, com desempenho adequado à sua série e com sucesso na trajetória escolar. O programa envolve várias ações distribuídas a partir de cinco eixos temáticos – colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, Educação Profissional, integração família-escola e parcerias com universidades, empresas e outras organizações sociais.

Ciência na escola

Ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado, o projeto Ciência na Escola objetiva promover a educação científica nas escolas da rede pública. O projeto inclui a formação de professores e também a edição dos livros ‘Bahia, Brasil: espaço, ambientes e cultura’ e ‘Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade’, que são distribuídos para estudantes do ensino fundamental. O conteúdo é georreferenciado na realidade baiana e apresenta conhecimentos interdisciplinares de biologia, geografia, química, física e história.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here