Confirmado: Cristóvão Borges é o novo técnico do Bahia

0

Homem de fala mansa, tranquila, o novo técnico do Bahia, Cristovão Borges, vai precisar dessa filosofia de monge budista para trazer calmaria ao ambiente tricolor, em tormenta desde a série de resultados ruins que culminaram com a saída de Paulo Angioni, Joel Santana e mais 14 jogadores.

Cristovão, de 53 anos, é de Salvador e foi formado nas categorias de base do Bahia no fim da década de 1970, onde se profissionalizou e conquistou os títulos estaduais de 1978 e 1979.

Época em que Cristóvão era jogador, atuou como volante, revelado pelo Bahia.

Época em que Cristóvão era jogador, atuou como volante, revelado pelo Bahia.
Foto: Arquivo / Esporte Clube Bahia

Atuando como volante, jogou no Fluminense, Corinthians, Grêmio e Atlético Mineiro. O auge foi a conquista da Copa América em 1989, com a seleção brasileira.

Em 1999, Cristóvão retornou à Bahia, mas auxiliar técnico de Ricardo Gomes no Vitória. A dupla se repetiu  no Juventude, Guarani, Coritiba, Seleção Brasileira  pré-olimpica e Al-Shabab .

Cristóvão assumiu o comando técnico do Vasco após um problema de saúde ter afastado Ricardo Gomes das atividades.

No período em que foi técnico titular do Vasco, Cristóvão foi vice-campeão brasileiro, semifinalista da Copa Sul-Americana, chegou às finais dos dois turnos do Campeonato Carioca e até a fase de quartas de final da Copa Libertadores de 2011. Foi eleito o melhor treinador do ano, recebendo o prêmio da CBF.

Treinador era auxiliar quando assumiu vaga deixada por Ricardo Gomes, afastado por problemas médicos.

Treinador era auxiliar quando assumiu vaga deixada por Ricardo Gomes, afastado por problemas médicos.
Foto: Reprodução / internet

Curiosamente, foi o Bahia o responsável pela demissão de Cristóvão do Vasco, após uma goleada por 4×0 em cima do time carioca em São Januário, em 2012.

Cristóvão terá a complicada tarefa de organizar um time competitivo para a disputa do campeonato Brasileiro deste ano, para que, ao menos, o time não tenha de brigar pelo terceiro ano consecutivo para não ser rebaixado.

Conhecido pelo tom tranquilo com que comanda as equipes, "monge" Cristóvão terá de levar paz ao conturbado ambiente tricolor.

Conhecido pelo tom tranquilo com que comanda as equipes, “monge” Cristóvão terá de levar paz ao conturbado ambiente tricolor.
Foto: Reprodução / internet

Outro desafio será extrair a melhor performance de jogadores criticados pela torcida, como o atacante Souza, por exemplo.

O post Confirmado: Cristóvão Borges é o novo técnico do Bahia apareceu primeiro em Varela Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here