Marinha suspende travessia Mar Grande/Salvador por causa do tempo chuvoso

0

Os moradores das localidades da ilha de Itaparica vão precisar se deslocar até o terminal marítimo de Bom Despacho para realizar a travessia até Salvador. O motivo é a suspensão, mais uma vez, da atividade das lanchas que ligam Mar Grande à capital baiana.

As condições climáticas interferem no comportamento do mar e levou ao 2º Comando do Distrito Naval, localizado em Salvador, a publicar um comunicado nesta segunda-feira.

Na nota, a Marinha do Brasil alerta para os perigos às pequenas embarcações que queiram cruzar a Baía de Todos os Santos ou ganhar o mar.

Com ondas de até dois metros de altura, navegação é perigosa, segundo a Marinha.

Com ondas de até dois metros de altura, navegação é perigosa, segundo a Marinha.
Foto: Reprodução / Internet

Segundo a nota, os ventos podem chegar a até 39 km/h, com ondas de até dois metros, inofensivas à grandes embarcações, mas severas para lanchas e barcos e similares.

Com a previsão de chuva para as próximas 12 horas, a recomendação é de cautela para quem precisar sair ao mar.

Confira na íntegra a nota divulgada á imprensa pela Capitania dos Portos da Bahia:

”Em razão do mau tempo que atinge o litoral da Bahia, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) recomenda precaução aos navegantes. Levantamento meteorológico realizado pelo Centro de Hidrografia da Marinha prevê, nas próximas 12 horas, pancadas isoladas de chuva, com ventos variando de 7 a 16 nós, ocasionalmente atingindo 21 nós, ondas de 1,0 a 2,0 metros e visibilidade boa, porém reduzindo para moderada durante as pancadas.

As embarcações miúdas devem ter cautela na travessia Salvador-Itaparica. Os comandantes são responsáveis pela operação de suas embarcações em condições de segurança, extensivas à carga, aos tripulantes e aos passageiros.

A CPBA permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, poderá ser acionada, em qualquer horário, pelo telefone (71) 3507-3777. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o SALVAMAR LESTE, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio dos telefones 185 e 08002843878.

As Normas da Autoridade Marítima devem ser observadas e respeitadas por todos. O mar é amigo, desde que seja utilizado com segurança”.

 

O post Marinha suspende travessia Mar Grande/Salvador por causa do tempo chuvoso apareceu primeiro em Varela Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here