Física: carreira, mercado de trabalho e onde estudar

0

Conheça um pouco sobre esta importante carreira

A física é uma matéria especial e extremamente importante, porque estes profissionais se dedicam ao ensino e a pesquisa buscando soluções práticas para o dia a dia. O que ele estuda? Vamos citar alguns exemplos: A relação entre a matéria e a energia, além de lidar com corpos e fenômenos físicos. Ele atua em vários cursos como, por exemplo, física médica onde cria tecnologias e equipamentos nucleares, além dos radioativos. Estes estudos são essenciais para diagnósticos e tratamentos em várias áreas da medicina.

Quais áreas este profissional pode se especializar? Qual a função principal que exerce?

Atrofísica e física nuclear são apenas duas das áreas de especialização. Ele cria e melhora produtos e processos, bem como melhora a tecnologia e equipamentos nucleares. Ele precisa ter curiosidade conhecimento a respeito dos fenômenos que ocorrem e analisar suas características.

Áreas de especialização

Instrumentação – criação de instrumentos de precisão o que é muito importante em vários setores industriais.

Física Biológica – estuda os aspectos físicos de processos biológicos.

Física óptica – desenvolve lentes para equipamentos em geral.

Existem outras áreas que o físico pode atuar também como a acústica, nuclear, entre outras.

Como podemos ver, a física é uma área muito rica e o mercado de trabalho está aberto aos melhores profissionais. O que seria do mundo atual sem os físicos? Certamente não teríamos tantos equipamentos tão importantes ao nosso dispor.

Onde estudar

São várias instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior em Física e aprendem várias disciplinas como: Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Física Experimental, Cálculo, Oceanografia, magnetismo, etc.

Conheça a plataforma Preply através do endereço: https://preply.com/pt/skype/professores–fisica onde você poderá ter a disposição professores da área de física a preços accessíveis. Faça sua pesquisa no site e compare valores e experiência de vários profissionais.

Mercado de trabalho

A maior demanda para os profissionais da área de física são em faculdades e escolas, tanto públicas quanto privadas. Muitas empresas multinacionais contratam estes profissionais para atuar em pesquisas e desenvolvimento. Nos setores de radioterapia e medicina nuclear também possuem uma boa demanda.

O ideal é fazer o maior número de especializações possíveis para adquirir mais conhecimento. Dependendo da região onde você vive os empregos são mais fáceis de encontrar. Com certeza, dedicação e motivação não podem faltar em seus estudos. A questão salarial varia conforme o estado onde você reside, portanto, pesquise bastante e se prepare para ter maiores facilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here