Alunos da rede estadual são convidados para reabertura da Concha

0

Convidados especiais da reinauguração da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), 370 estudantes da rede estadual de ensino vão assistir ao show de Maria Bethânia, na sexta-feira (13), que faz parte do Festival Eu Sou a Concha, marcado para ocorrer entre os dias 13 e 15 de maio. Os convidados são os finalistas de 2015 dos projetos artísticos e culturais desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado nas escolas, vindos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O objetivo é democratizar os espaços culturais, possibilitando o acesso aos estudantes envolvidos nos projetos que dialogam diretamente com a obra de Maria Bethânia.

“Os projetos artísticos e culturais revelam as experiências criativas estudantis e refletem as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado, a partir do programa Educar para Transformar. Esta ação é uma forma de provocar ainda mais o interesse dos estudantes pela arte, contribuindo para uma escola mais dinâmica e estimulando o protagonismo juvenil”, destacou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Para Roberto Clarisseau Neto, 20 anos, finalista do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), em 2015, o convite proporciona mais conhecimento. “Sou um admirador da obra de Maria Bethânia. Participar desse show vai ser uma inspiração para mim neste momento que estou produzindo. O convite para a reabertura da Concha Acústica mostra que o Face não se restringe só a apresentação no Encontro Estudantil, mas proporciona mais conhecimento artístico”, considerou o estudante do Colégio Polivalente de Caravelas, cidade localizada a 721 quilômetros de Salvador.

Em busca de inspirações para produzir um novo roteiro para seu curta-metragem, o estudante Ricardo Costa, 18, aposta na experiência do show de Maria Bethânia para criar. “Vou motivado pela vontade de conhecer um pouco mais sobre a obra da cantora e vivenciar novas experiências. Eu e meu colega estamos em busca de inspiração para um roteiro e acho que vai ser uma ótima oportunidade para isso”, declarou o estudante do 2º ano do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, da cidade de Canavieiras (604 quilômetros de Salvador), finalista da 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), com o curta ‘O Preço da Verdade’.

A maioria dos estudantes convidados vem interior. São 226 alunos. A Secretaria da Educação do Estado vai disponibilizar transporte e hospedagem para esses estudantes, além de camisetas. “Priorizamos estes estudantes pela dificuldade de acesso a esses espaços e eventos culturais. Uma das conquistas dos projetos artísticos e culturais é a democratização dos espaços e de possibilitar a estes estudantes estarem presentes em espaços nunca antes imaginados, como em um show de Maria Bethânia”, destacou a coordenadora de Projetos Intersetoriais, da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here