Base Comunitária de Segurança de Itinga promove Torneio Metropolitano de Xadrez

0

Concentração, memorização e raciocínio lógico foram algumas das virtudes colocadas em prática, na tarde desta sexta-feira (25), pelos 60 alunos da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga, durante o II Torneio Metropolitano de Xadrez Pra Vencer, realizado no Clube de Xadrez, em Lauro de Freitas.

Segundo a subcomandante da BCS/Itinga, tenente PM Naila Reis Menezes, a iniciativa tem como objetivo motivar os jovens, que semanalmente participam das aulas de xadrez promovidas pela unidade. O soldado PM João Felipe, o ‘Jota Machado’, ensina o jogo de tabuleiro desde 2014. Atualmente, as aulas ocorrem às terças e quintas-feiras na Escola Municipal Solange Coelho e nas sextas-feiras, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) daquele município.

link-zap
Loading...

Mateus Ferreira, 12 anos, morador do bairro de Itinga, frequenta as aulas há mais de um ano e estava confiante em ganhar o torneio na sua modalidade. “Nem sabia o que era e como se jogava xadrez antes da chegada da base no bairro”, contou.

Dono do Clube do Xadrez e um dos principais apoiadores do torneio, Lucimário Carvalhal, se declarou fascinado pelo jogo de tabuleiro e ressaltou sua importância na construção cognitiva das crianças e adolescentes. “Meu sonho é popularizar o xadrez, jogo que carrega um histórico de elitizado. Precisamos dar chance a jovens que acreditam não ter perspectiva de futuro”, acrescentou.

Aberto de domingo a domingo, inclusive em feriados, o clube conta atualmente com nove sócios. “Estamos precisando de parceiros para o custeio de funcionários e eletrodomésticos, dentre outros equipamentos que garantam o mínimo de estrutura para as pessoas que queiram aprender a praticar xadrez”, destacou Carvalhal, observando que interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (71) 8140-4364 ou por e-mail: lucimariocarvalhal@bol.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here