Bloqueio marítimo seria ʹdeclaração de guerraʹ, alerta Coreia do Norte aos EUA

0

O governo da Coreia do Norte alertou, em publicação feita neste domingo (10), que um bloqueio marítimo ao seu país seria “uma declaração de guerra”. A afirmação é referente a uma das novas sanções que os Estados Unidos planejam impor a Pyongyang após o lançamento de seu último míssil balístico. “Os movimentos dos Estados Unidos para impor um bloqueio marítimo nunca podem ser tolerados, pois constituem uma clara violação da soberania e dignidade de um Estado independente”, afirma um comunicado publicado no jornal oficial “Rodong Sinmun”.

Ainda de acordo com o artigo, Washington “tenta abertamente impor um bloqueio marítimo contra a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) para estrangular sua economia em tempos de paz”, que faz parte do plano que o país aplica “há décadas” para “aumentar o isolamento” de Pyongyang.

Publicidade

O comunicado, que também foi divulgado pela agência estatal KCNA, salienta ainda que os tratados internacionais estabelecem que o bloqueio econômico de um país em tempos de paz constitui “um ato ilegal e considerado uma invasão”. “Mesmo o menor movimento para implementar um bloqueio marítimo receberá uma resposta de autodefesa imediata e implacável da RPDC”, completa o artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here