Câmara pode votar nesta semana projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública

0

A Câmara dos Deputados deverá votar nesta semana o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Enviada pelo governo no início deste mês, a proposta prevê a integração das atividades da Polícia Federal, das polícias civis e militares, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros.

O projeto foi apresentado em meio à intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e à criação do Ministério da Segurança Pública.

Paralelamente, Câmara e Senado têm votado desde as últimas semanas projetos relacionados à área da segurança

Entenda a proposta

A proposta que será analisada pelos deputados prevê que os registros de ocorrência e as investigações deverão ser padronizados e lançados em uma rede acessível aos participantes do sistema.

A gestão do Susp, pelo texto, ficará a cargo do Ministério da Segurança Pública.

Segundo o projeto, a União vai criar um Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, com duração de 10 anos.

Esse plano deverá priorizar, por exemplo, ações preventivas e de fiscalização nas divisas entre estados, nas fronteiras com outros países, portos e aeroportos. Estados, Distrito Federal e municípios deverão elaborar os planos na área com base no plano nacional.

Outros temas

Saiba abaixo outros temas que podem ser analisados pela Câmara nesta semana:

  • Bloqueadores de celular: Os deputados podem votar o pedido de urgência para o projeto determina que sejam instalados bloqueadores de celular em penitenciárias e presídios de todo o país.
  • Reoneração da folha: Os deputados também podem analisar o projeto que altera o sistema de desoneração da folha de pagamentos para alguns setores da economia, a chamada reoneração.
  • Conselho de Ética: Termina nesta semana o prazo para os relatores dos processos relacionados aos deputados Paulo Maluf (PP-SP), Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), Celso Jacob (MDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC) apresentarem os pareceres preliminares. Esses processos podem levar à cassação do mandato.

Senado

Os senadores podem votar nesta semana um projeto que aumenta o tempo mínimo de cumprimento da pena para que condenados possam progredir de regime.

A progressão ocorre, por exemplo, quando condenados em regime fechado passam a ter o direito ao semiaberto, em que só precisam dormir na cadeia.

O projeto também resgata o exame criminológico para a concessão do benefício. Esse requisito deixou de ser obrigatório em 2003.

A lista de votações do plenário também prevê a análise de outros dois projetos que promovem mudanças no Código Penal. Uma dessas propostas extingue o atenuante de pena para jovens entre 18 e 21 anos.

Outro projeto que pode ser analisado pelos senadores aumenta a pena para crimes cometidos em situação de tocaia nas proximidades de casas, no interior de escolas ou em raio de até cem metros de escolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here