Com impasse, greve de servidores e professores é mantida em Camaçari

0

Os servidores municipais de Camaçari, cidade na região metropolitana de Salvador, definiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira (6), manter a greve que já dura 39 dias.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) chegou a expedir uma liminar, com multa diária de R$ 100 mil, determinando que pelo menos 70% dos trabalhadores retornem às atividades, situação que foi acatada segundo informação do sindicato da categoria. Já a assessoria de imprensa da prefeitura de Camaçari, nega que os grevistas voltaram ao trabalho. Os professores da cidade também estão em greve, mas há 49 dias.

De acordo com as lideranças do Sindicato de Professores de Camaçari (Sispec) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Camaçari (Sindisec) os movimentos são diferenciados, mas com algumas propostas semelhantes, como o reajuste salarial, por exemplo.

Conforme o diretor do Sindisec, Sinval Cerqueira, a cetgoria pede reposição salarial 10,67% com retroativo de janeiro. “O prefeito só apresentou proposta de aumento de 8,67% para outubro e 2% em maio, sem o retroativo. Nós levamos para assembleia, mas os servidores não aprovaram e a greve continua. A assembleia hoje [sexta-feira] também foi para conscientizar o trabalhador de que 70% da cetegoria precisa voltar ao trabalho. A liminar foi publicada no final do mês de abril, mas só recebemos a notificação na quarta-feira (3) e hoje fizemos a assembleia”, disse Cerqueira.

Apesar da informação do retorno às atividades, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que os servidores e professores não voltaram a trabalhar. Apenas o posto de saúde Gleba A Gravatá está em funcionamento, pois opera com sistema terceirizado. A gestão do município informou ainda que vai solicitar à Justiça que cobre aos servidores o cumprimento da liminar. A prefeitura afirmou que não tem como liberar o reajuste de uma só vez porque a economia da cidade está sensível devido à crise nacional e houve uma perda de 30% na receita municipal.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here