Crea promove I Concurso Engenheiro Premium

0

Iniciativa visa o incentivo ao ensino e a pesquisa no processo de fabricação de cerveja artesanal na Bahia

A cerveja artesanal vem ganhando espaço na Bahia, conquistando os paladares mais exigentes. Os “bons de copo” podem encontrar o “puro malte” em lojas especializadas e bares espalhados na capital e interior. Conhecemos a paixão do baiano pela loira, mas o processo de fabricação e os profissionais encarregados pela produção da bebida no Estado, ainda passa despercebido. É para incentivar o ensino e a pesquisa no processo de fabricação do produto, bem como fortalecer e dar visibilidade as profissões da área tecnológica, como a Engenharia Química e de Alimentos, que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) está promovendo o I Concurso Engenheiro Premium, que vai envolver estudantes e instituições de ensino.

O concurso será lançado no dia 21 de setembro com a realização de um curso, na sede do Crea, voltado aos estudantes das engenharias Química e de Alimentos, de instituições de ensino da capital. Na data, será publicado o regulamento e divulgado o cronograma. As inscrições estão previstas para ocorrer de 16 a 31 de outubro e os resultados serão divulgados no Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro. Para participar da seleção, os candidatos deverão preencher formulário online, anexando comprovante de matrícula, documento de identificação com foto e relatório técnico do processo descrevendo todas as etapas da fabricação da cerveja inscrita, com registro fotográfico, no e-mail: concursoengpremium@creaba.org.br.

Integram a Comissão Julgadora, engenheiros com experiência no ramo de produção de cerveja, profissionais com reconhecida capacidade técnica e membros da Beer Judge Certification Program (BJCP). Os critérios de avaliação do produto respeitarão os recomendados pela instituição e as amostras envazadas conforme orientação do edital (confira abaixo), deverão ser entregues de 20 a 30 de novembro, na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho Velho de Brotas, CEP: 40.243-620, Salvador-BA.

Premiação – Os três primeiros classificados ganharão medalhas e certificados. O primeiro lugar também levará para casa livros técnicos e insumos cervejeiros. O segundo e terceiro lugares ganharão insumos cervejeiros e duas licenças do software cervejeiro beersmith, respectivamente. A instituição de ensino campeã receberá um equipamento Mec Bier Hobby com capacidade para 30 litros.

Concurso semelhante foi realizado no primeiro semestre pelo Crea-SC. A iniciativa reuniu 30 equipes de diferentes cidades catarinenses. Para o presidente do Crea, engenheiro mecânico Marco Amigo, incentivar a pesquisa numa área tão promissora foi uma decisão acertada do Crea-BA. “A Câmara de Química está de parabéns por levar adiante esta ideia que estimula não só a produção de cervejas artesanais na Bahia como também coloca em destaque a importância das engenharias química e de alimentos”,observa.

Curso – A capacitação, que será realizada em Salvador, abordará o processo cervejeiro, e os mecanismos para obter sua própria cerveja em casa, técnicas de degustação e principais defeitos de uma cerveja sob a ótica prática e teórica. A capacitação será ministrada pelo engenheiro químico, professor do Ifba e conselheiro do Crea-BA, Luís Filipe Freitas, que também é sommelier e cervejeiro artesanal. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.creaba.org.br. O mesmo curso foi realizado em Barreiras no dia 14 de setembro.

Saiba mais – A cultura da cerveja artesanal na Bahia é um fenômeno recente, que vem conquistando cada vez mais seguidores. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), no país, há cerca de 350 cervejarias artesanais que representam aproximadamente 1% do mercado bilionário da indústria cervejeira brasileira. A entidade, que representa os apreciadores e fabricantes do Estado, é a Associação dos Cervejeiros Artesanais da Bahia (ACervA), que foi criada em 2007 e é formada por cerca de 120 associados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here