Detran prepara novos examinadores de trânsito para testes práticos de direção

0

O trabalho do examinador de trânsito tem papel decisivo na preparação dos condutores. Quando o candidato à primeira habilitação realiza os testes práticos de direção, cabe ao profissional avaliar se o aluno está apto a dirigir o veículo nas vias, em segurança. O exame final funciona como um filtro na formação de novos motoristas e motociclistas, que devem estar qualificados para enfrentar a realidade das ruas e estradas.

O examinador é preparado entre os servidores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que precisam preencher os seguintes requisitos: ter a idade mínima de 21 anos, possuir curso superior, estar habilitado há dois anos na categoria que vai avaliar, não ter sido punido com a suspensão do direito de dirigir e nem cometido infração gravíssima nos últimos doze meses. Eles devem ainda passar por avaliação psicológica e capacitação.

O próximo passo é o curso específico na Escola Pública de Trânsito (Eptran), com 208 horas de aulas sobre legislação, direção defensiva, engenharia de tráfego, prevenção de acidentes, mecânica e manutenção de veículos. Práticas de direção, orientação educacional, psicologia de trânsito, primeiros socorros, ética e cidadania são também disciplinas oferecidas. “O curso tem muitos requisitos e conteúdo diversificado, porque o examinador precisa ser bem preparado para avaliar se o candidato está realmente pronto e deve receber a habilitação”, disse a diretora da escola, Ilnara Menezes.

Na última segunda-feira (9), a Eptran abriu uma nova turma de formação de examinadores, com 35 alunos, em Salvador. O servidor Luan de Almeida trabalha na Central de Atendimento do Detran e não vê a hora de mudar de função. “A minha vontade sempre foi trabalhar como examinador, mas faltava a oportunidade da formação. Agora, é só uma questão de tempo para eu avançar na carreira”, comemorou.

“Decidi participar do curso para aumentar a representação feminina nas bancas examinadoras, porque acho que ajuda as mulheres na hora do teste, já que muitas ficam mais tensas na presença do profissional do sexo masculino”, revelou a coordenadora do posto do Detran do município de Conceição da Feira, Patrícia de Oliveira França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here