Ernesto Simões amplia atendimento em 40% em relação à média

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No primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira (27), a nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) registrou aumento de 40% em relação à média de atendimentos diários de casos de urgência e emergência. Com investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 6,7 milhões, a unidade situada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, foi inaugurada pelo governador Rui Costa na última segunda-feira (25)

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com a reforma, o espaço físico foi ampliado em 200 m² de área construída e o número de leitos passou de 17 para 36. A nova emergência dispõe ainda de uma sala de medicamentos, onde foram instaladas mais 12 poltronas para atendimento imediato. Havendo melhora, os pacientes serão liberados ou, a depender do caso, podem ser encaminhados a leito nas demais salas.

Na manhã desta quarta, todos os pacientes que se encontravam internados na antiga emergência (contêineres) foram transferidos para a nova instalação, e o atendimento aos novos pacientes foi iniciado no turno da tarde. Pacientes como Valdemiro Neri, 68 anos, que chegou na noite de terça (26) achou o atendimento rápido. “Gostei muito da nova estrutura, […] as novas poltronas são bastante confortáveis”. Ele enfatizou ainda a “atenção que estou recebendo dos profissionais”.

Classificação de risco

Com o novo fluxo da emergência, foi implantado o Serviço de Acolhimento com Classificação de Risco, um processo de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento imediato, levando em consideração o potencial de risco, os agravos à saúde e o grau de sofrimento, e não por ordem de chegada. Neste sentido, os objetivos operacionais esperados são a determinação da prioridade e a hierarquização do atendimento conforme a gravidade. Esse serviço está sendo feito 24 horas por dia.

Para o médico clínico Pedro Mota, que trabalha no hospital há mais de sete anos, a nova estrutura, que está adotando a classificação de risco do Ministério da Saúde, resulta em agilidade no acolhimento, pois os pacientes graves têm prioridade na assistência. “Com a reforma, contamos agora com uma sala vermelha, onde o paciente grave chega à unidade sendo atendido de imediato, além de contar com uma sala para pequenas cirurgias, equipada para atender aos pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos menores”.

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