Esquadrão de Polícia Montada reforçou a segurança no Carnaval

0

Com um policiamento ostensivo e muita desenvoltura no controle de distúrbios de população, o Esquadrão de Polícia Montada foi mais um dos reforços empregados pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) nas ações destinadas a garantir a segurança dos foliões no Carnaval 2016. Para evitar um longo e estressante deslocamento dos animais em caminhões do Parque de Exposições, onde está instalada a sede do Esquadrão, aos locais de destino, a PM estruturou duas bases de alojamento para 40 equinos, uma no bairro dos Barris e outra na Garibaldi. Cada base abrigou 20 animais, distribuídos em baias, onde foram alimentados com feno, ração, água, descasaram e recebem todo cuidado necessário, a fim de reduzir os desgastes físicos provocados pelo serviço.

Da raça Brasileira de Hipismo, a égua gatinha, de 16 anos, é um animal dócil e pesa 450 quilos. Para o cavalariço, soldado Gleydson, que cuida da égua, ela é perfeita. “Gatinha não reage a estímulos urbanos, como bombas e sirenes, costuma esboçar bom desempenho em multidões e não apresenta reações que possam machucar pessoas”.

Três cavalariços trataram dos animais e cuidaram das instalações diuturnamente. Um veterinário também permaneceu no local 24h para atender as duas instalações. Equipamentos e uma estrutura especial foram montadas para atender às principais necessidades dos animais, como uma estrumeira para descarregar os dejetos dos equinos e um estoque, onde foram armazenados feno e os equipamentos de proteção individual dos animais (EPIS), como selas, mantas, cabeçadas, peitoral e caneleiras.

O policiamento especializado foi empregado à noite em áreas de maior concentração, como entrada e saída de pessoas e em pontos de ônibus. Durante o dia, houve reforço a Operação Abadá e apoio ao Terminal Marítimo do Comércio, onde turistas desembarcam diariamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here