Estudantes da Educação Profissional desenvolvem projeto de gestão da qualidade em Itabuna

0

Os estudantes do curso técnico em Gestão em Saúde do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), localizado em Itabuna, a 445 km de Salvador, estão desenvolvendo o projeto “Uma dose de gerência em sua vida”, que mostra como aperfeiçoar e organizar melhor diferentes espaços, através da implantação no Ceep, do programa da Qualidade Total, conhecido como 5S – senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Aliando teoria e prática, eles montaram um roteiro e estão implementando melhorias na gestão da escola. O aprendizado é tanto que muitos estão levando o 5S para dentro de casa.

É o caso da estudante do curso técnico em Gerência em Saúde, Mirna Sarmento, 16 anos. “No nosso dia a dia, podemos organizar documentos, objetos em armários, evitar desperdícios, observando datas de validade dos produtos e outras aplicações”, afirmou. Ela também disse que o contato com a prática servirá de experiência para a execução dos trabalhos relacionados à sua futura profissão. A aluna Lígia Amorim, 16, diz que o projeto já está mudando comportamentos e o ambiente escolar. “Ao final das aulas, organizamos a sala, não jogamos mais papéis fora do lixo e todos estão cooperando para a conservação dos espaços”, ressaltou.

De acordo com a professora e orientadora do projeto, Ismara Sobral Pereira, o projeto foi desenvolvido na unidade de ensino para sensibilizar a comunidade escolar para a importância de se implantar um sistema de gestão da qualidade, além de promover uma nova perspectiva no processo educacional por meio da gestão participativa. Tanto é que o projeto envolve todos os colaboradores, dando suporte na gestão de melhorias, para promover a motivação e o bem-estar de todo o corpo organizacional do Ceep no ambiente de trabalho. “A prática do 5S é um excelente meio de se conseguir bons resultados de mudança comportamental, tanto pela revolução que faz nos ambientes de trabalho, quanto pelo envolvimento e comprometimento que gera nas pessoas”, explicou Ismara Pereira.

Para a execução do projeto, os alunos buscaram consultoria externa de profissionais capacitados e que realizaram oficinas no Ceep. Eles participaram de oficinas sobre tabulação, com o especialista em Administração e Finanças, Everson Silveira, de planejamento de horta e paisagismo, com o engenheiro agrônomo, Augusto Araújo, e oficina de Metodologia Científica, com a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Bruna Renhen. Também fizeram visita técnica à Faculdade de Ilhéus, onde participaram de palestra motivacional com o diretor-geral, Almir Milanesi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here