Estudantes da rede estadual alertam comunidade sobre doenças virais

0

Os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês (300 km de Salvador), estão alertando a comunidade escolar sobre as causas e prevenção das doenças virais mais comuns durante o inverno. Para isso, organizaram uma exposição na unidade escolar. Por meio de banners, os estudantes compartilharam com os colegas o resultado da pesquisa, que começou com levantamento de campo junto a postos de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, sobre as doenças mais comuns no município, transmissão, sintomas e prevenção.

“Aproveitamos o conteúdo trabalhado em sala de aula para estender para toda comunidade escolar. É uma forma de contribuir para a diminuição dos registros de determinadas doenças no município, como catapora e gripe, além de informá-los sobre H1N1, a importância da vacinação nesse período de campanha, e o HIV. Foi um trabalho muito rico, pela sua importância educativa e social, além de incentivar a escrita científica com a elaboração de banner”, esclarece a professora de Biologia, responsável pela atividade, Jotelma Oliveira.

Para os estudantes envolvidos, a exposição é uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos. “Nós ficamos responsáveis por dar explicações sobre o HIV/AIDS. Além da pesquisa, tiramos dúvidas com a professora para não passar nenhuma informação errada. Aprendi muito com esse trabalho”, diz a estudante Ester Meireles, 17 anos. Sua colega Luísa Helena dos Santos, 18, que expôs sobre a catapora, acrescenta: “em alguns casos, conversamos com profissionais de saúde para nos dar mais informações sobre prevenção e sintomas das doenças”.

Aplicativo Fora Aedes aegypti

Outro projeto desenvolvido por estudantes do colégio na área de saúde é o aplicativo “Fora Aedes aegypti”. Criado para levar informações sobre como evitar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o aplicativo também disponibiliza dicas sobre sintomas e tratamento das doenças. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos Google Play para aparelhos com a plataforma Android, apontando o nome do aplicativo “Fora aedes aegypti” ou “Fora dengue Colégio ACM de Santa Inês”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here