Estudo dos EUA conclui que microcefalia é causada pelo vírus da zika

0

Um estudo produzido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), principal instituto de pesquisa de saúde do governo dos Estados Unido, concluiu que o vírus da zika de fato causa microcefalia e outras anomalias cerebrais graves. A pesquisa, publicada no “New England Journal of Medicine” nesta quarta-feira (13), é a primeira divulgada em uma grande relevância que afirma categoricamente que existe essa relação.

Até então, Organização Mundial da Saúde (OMS) vinha adotando um tom mais cauteloso, indicando que existiam apenas fortes evidências da relação, sem considerá-la totalmente comprovada. A pesquisa não chega a apresentar novas evidências além das já conhecidas, mas chega à conclusão da relação de causa usando os dados que já havia disponíveis e submetendo-os a uma metodologia de sete itens chamada “Critérios de Shepard”.

A relação de zika e microcefalia preenche totalmente cinco dos critérios e parcialmente um deles. O único que não confere é o que prevê testes em que animais tenham gerado fetos com problemas.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here