Facebook agora ajusta feed de notícias à velocidade da conexão

0

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 6, que vai ajustar o conteúdo que aparece no feed de notícias de acordo com a velocidade de conexão móvel. O algoritmo da rede social vai medir a velocidade da rede 3G/4G e o desempenho do dispositivo do usuário no momento do acesso. Se a conexão estiver rápida, a rede social vai exibir mais vídeos na linha do tempo; se estiver muito lenta, o usuário vai ver apenas links e atualizações de status.

Segundo Chris Struhar, gerente de produto do Facebook, o recurso vai ajudar pessoas que já estão conectadas, mas que não conseguem usar a rede social quando a conexão está lenta, caso dos países onde ainda predominam celulares com tecnologia 2G. “Este recurso é importante porque permite oferecer uma experiência que se adapta ao ambiente no qual o usuário acessa a internet”, diz o executivo.

link-zap
Loading...

No Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 60% dos celulares usem a tecnologia 3G ou 4G. Contudo, é comum que a velocidade da conexão seja lenta em áreas com pouca cobertura das operadoras ou devido ao excesso de tráfego nas redes móveis. O problema ficou evidente durante os recentes protestos realizados em várias cidades pelo País, quando os manifestantes reclamaram que era impossível se conectar à internet por meio do celular.

De acordo com o Facebook, o aplicativo também vai mudar quando não houver conexão. Em vez de mostrar uma nuvem “chateada”, que alerta o usuário que o aplicativo não conseguiu se conectar aos servidores, o Facebook vai exibir as atualizações carregadas na última atualização.

Versão “light”
Não é a primeira vez que a equipe de Mark Zuckerberg tenta ampliar o acesso à rede social em regiões onde a conexão é mais lenta. Em junho deste ano, a rede social lançou o aplicativo Facebook Lite, uma versão mais leve da rede social para Android, no Brasil e em outros países da Ásia, América Latina e Europa. O aplicativo oferece as principais funções da rede social, como feed de notícias, notificações e atualizações de status.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here