Feira de Santana recebe segunda fase de rastreamento do câncer de mama

0
A segunda fase do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama já está em andamento no município de Feira de Santana, no centro norte da Bahia. A segunda etapa ocorre após a realização da mamografia bilateral de rastreio e engloba os exames diagnósticos complementares para as mulheres que apresentarem imagens inconclusivas na primeira fase.

Na região de Feira de Santana foram identificadas 2.879 mulheres para a realização da segunda fase. As mulheres passam por consulta com o mastologista, ultrassonografia e/ou unção biópsia. Os resultados serão enviados aos municípios de origem da mulher.

Os técnicos do municípios já foram orientados para o acolhimento e acompanhamento multidisciplinar das mulheres com diagnóstico positivo para a doença e o encaminhamento para o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. O tratamento será realizado, preferencialmente, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

O atendimento, que começou no dia 25 de abril, prossegue até 16 de junho. Entre os desafios apontados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estão o comparecimento total das mulheres para a realização da segunda fase e o envolvimento dos gestores municipais, no intuito de garantir a presença das mulheres, para um diagnóstico efetivamente precoce. Os municípios de referência são Riachão do Jacuípe, Coração de Maria, Ipirá, Santa Bárbara, Baixa Grande, Santo Estevão e Irará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here