Formadores da rede estadual mobilizam estudantes para a Prova Brasil 2015

0

Professores da rede estadual estão mobilizando estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental para a participação na Prova Brasil – a ser aplicada entre os dias 3 e 13 de novembro. A Prova Brasil é uma avaliação externa que constitui um dos fatores determinantes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por meio da qual são analisados os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática

A sensibilização envolve professores formadores do Programa Educacional Gestar na Escola (Gestar), que, nesta semana, estão percorrendo 14 colégios estaduais dos municípios de Conceição do Coité, Valente e Santa Luz, ligados ao Núcleo Regional de Educação (NRE 04), com sede em Serrinha. “Um dos principais estímulos que estamos buscando dar aos alunos nas nossas idas às salas de aula se voltam para a necessidade de eles efetuarem a leitura e a interpretação de cada questão com atenção e concentração, para que respondam às questões de língua portuguesa e matemática com convicção”, destaca o professor Márcio Vasconcelos.

Motivação

O docente avalia que, com as visitas em sala de aula, os estudantes estão mais motivados para participarem da Prova Brasil, que é aplicada, a cada dois anos, pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação (MEC). É o caso da aluna Stefany Lopes Mota, 14 anos, 9º ano, do Colégio Estadual de Bandiaçu, situado no distrito de Bandiaçu, em Conceição do Coité.

“Achei interessante o professor ter ido na nossa sala para explicar sobre a Prova Brasil. Esta avaliação é importante da nossa vida escolar porque é uma oportunidade que temos para rever conteúdos e testar os conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos em português e matemática. Estou me preparando para fazê-la”, afirma Stefany. O programa Gestar, criado pelo MEC, tem o objetivo de promover a formação dos professores de língua portuguesa e matemática, visando o fortalecimento do ensino e da aprendizagem destas disciplinas nos ensinos fundamental I e II.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here