Formatura de alunos no Rio Vermelho abre festejos do Proerd

0

Setenta e sete alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da 12ª Companhia Independe da Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho) tiveram uma tarde de confraternização na formatura de conclusão. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (27), no Hotel Golden Tulip, e contou com a participação de familiares, apoiadores e amigos dos estudantes do 5º ano das Escolas Municipais Ana Nery e Senhora Santana.

O evento abre os festejos comemorativos do Proerd, que amanhã, às 14h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, terá o seu encerramento estadual. Três mil crianças e adolescentes, representando os aproximadamente 75 mil jovens capacitados este ano, receberão os certificados de conclusão.

No Rio Vermelho, o programa foi instruído durante três meses pelo soldado PM Gildo Aureliano, lotado na 40ª CIPM (Nordeste de Amaralina), que desenvolve este trabalho há uma década. “São dez disciplinas, com dinâmicas e atividades lúdicas que explicam motivos de dizer não às drogas e se afastar da violência, além de problematizar o bullying nas escolas”, explicou.

A comandante da 12ª CIPM, major Maria Cleide Milanezi, demonstrou sua satisfação em poder intermediar bons ensinamentos. “As drogas estão inseridas no cotidiano dos jovens. O programa vem para auxiliar a se negarem seguir esse péssimo caminho e a educação é a melhor forma de fazer isso”, destacou.

O líder comunitário e assistente social Gilson Magalhães, salientou a importância do Proerd para a comunidade, já que se encontra num contexto em que as drogas são uma realidade próxima. “Se queremos ter um futuro melhor, devemos cuidar da conscientização das crianças. Ninguém nasce uma má pessoa, aprende a ser”. Acrescentou que o programa trabalha com o intuito de formar cidadãos de boa conduta.

“Aprendi que bebidas alcoólicas podem destruir meu corpo e que as drogas não me darão o futuro que mereço”, foi assim que João Vitor Moreira, 12 anos, aluno da Escola Municipal Senhora Santana, descreveu o que aprendeu durante o curso. Ele ganhou o primeiro lugar de melhor redação sobre o programa e levou uma bicicleta para casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here