Forte terremoto atinge o Chile e deixa pelo menos 3 mortos

0

Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo, no Chile.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, informou por volta das 23h40 que havia informação de pelo menos três mortes relacionadas ao tremor.

“Estamos em um processo de continuar o monitoramento das regiões afetadas. É uma análise que está se completando”, disse a presidente. Segundo ela, o governo do Chile ainda está levantando informações para ver se é preciso declarar estado de exceção.

link-zap
Loading...

A magnitude do tremor foi 8,3, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) —  o serviço sismológico chileno informou 8,4. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. O terremoto de 2010, que deixou centenas de mortos no Chile, teve magnitude 8,8.

A Marinha chilena disse que ondas de até 4,5 metros atingiram a cidade de Coquimbo após o tremor. O Peru, país vizinho, também emitiu alerta de tsunami nesta quarta. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) afirma que ondas de até 3 metros podem chegar até a costa da Polinésia Francesa.

Por volta das 21h50 as ondas desencadeadas pelo forte terremoto começam a atingir a costa do Chile, segundo a agência Reuters. Não estava clara a intensidade exata das ondas e até o momento não há relatos de danos provocados por elas

O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos 11 réplicas de tremores com magnitude maior que 4,4, de acordo com o serviçi sismológico chileno. A polícia chilena alertou a população a manter a calma diante de novos possíveis abalos.

O tremor foi sentido até em cidades brasileiras. Em Santa Maria (RS), por exemplo, pelo menos dois prédios foram desocupados por moradores. Os bombeiros de São Paulo também receberam cerca de 50 telefonemas com informações sobre tremores na região da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Ainda houve relatos de tremores no litoral de São Paulo e no Vale do Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here