Homem mais velho do mundo é um baiano nascido em Brumado

0

O baiano de Brumado, sudoeste do estado, Armindo José de Souza , tem 114 anos e homem carrega uma longa história de vida. Atualmente morando em Alvorada do Sul (Região Metropolitana de Londrina, interior do Paraná), ele foi considerado pelo Guinness Book (Livro dos Recordes) o homem mais velho do mundo.

Na última sexta-feira (11), o homem considerado como mais velho do mundo morreu com 113 anos, em Israel. Yisrael Kristal, filho de judeus ortodoxos, nasceu na Polónia em 1903, faria 114 anos no próximo dia 15 de setembro. Yisrael Kristal nasceu em Zarnow, na Polônia, mas vivia em Haifa, a norte de Israel, há mais de 60 anos.

Ele foi oficialmente reconhecido pelo Guinness Book (Livro dos Recordes) como o homem mais velho do mundo em 2016. No site oficial do Guiness Book, eles informaram que estão à procura do novo homem mais velho do mundo. Seu Armindo completa 115 anos em dezembro deste ano. Ele nasceu em Brumado, no interior da Bahia, em 8 de dezembro de 1902. Da Bahia, seguiu para Minas Gerais e, em seguida, para o Rio de Janeiro.

No entanto, foi em São Paulo que ele passou boa parte de sua juventude. Chegou no Paraná em 1944 e foi morar na região de Astorga (região Norte Central do estado). E ao lembrar dessa época, afirmou que o mundo estava muito triste. “Tava uma guerra brava. Eu e dois irmãos fomos para a revolução no Rio Grande do Sul.

Foi a coisa mais ignorante que eu vi na minha vida”. Durante essas onze décadas de vida, a família de Armindo foi aumentando cada vez mais. Ele teve dez filhos com a dona Conceição, com quem ficou casado durante 69 anos. Ela faleceu em 2010. E desses dez filhos, sendo sete homens e três mulheres, vieram 36 netos, 55 bisnetos e 15 tataranetos. Um neto, inclusive, nasceu no domingo (13).

Longevidade : Além de fazer parte de uma família bastante numerosa, Seo Armindo contou à reportagem que sua avó paterna viveu até os 130 anos. E com muito bom humor, afirmou que gostaria de viver mais uns cem anos. “Mais uns cem anos tá bom, né?”, brincou. Ele ensina que para ter uma vida longa é preciso ter muita paciência e fé em Deus. “Tem gente que fica lamuriando. É preciso ter confiança e acreditar na gente”, disse.

Trajetória : Armindo começou a ajudar seu pai na lavoura em 1917, com 15 anos de idade, ainda na Bahia. No Paraná, trabalhou como colono nas fazendas da região Norte do estado. “Eu trabalhava de mercado em mercado. Levava mercadoria de uma cidade para outra, de um estado para o outro. Quando a carga era grande, ia em carro de boi”, recordou.

Família : Atualmente, Armindo mora com seu filho caçula, Natálio José de Souza, 48 anos. Natálio trouxe o pai para Alvorada para poder cuidar dele mais de perto. “Ele está meio fraquinho depois desse episódio [suspeita de pneumonia e infarto] que ele passou, mas um guerreiro é difícil perder a batalha dele. A gente acreditou muito nele, assim como ele acredita muito nele mesmo. Ele é muito otimista, uma pessoa muito forte, confiante nas coisas que vem acontecendo com ele”, observou. Nesses últimos dias, Seo Armindo teve uma suspeita de pneumonia e estava em tratamento no Hospital Municipal de Alvorada do Sul. No entanto, teve um infarto e foi encaminhado pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até a Santa Casa de Londrina. “Mas graças a Deus ele já está bem aqui em casa com a gente”, agradeceu.

A gente sente muita alegria de ter ele com a gente. Ele significa tudo na vida da gente. A razão da gente poder hoje também estar criando nossos filhos também é por causa dele. E se tem uma coisa que a gente adquiriu dele, admira muito e levamos para nossas vidas é ser digno e honesto. Durante o tempo que estamos ao lado dele, nunca ouvimos nada de desonestidade por parte dele”, ressaltou com orgulho.

Fonte: Tribuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here