IBAMETRO REALIZA OPERAÇÃO CRIANÇA SEGURA PARA FISCALIZAÇÃO DE BRINQUEDOS

0

O Dia das Crianças (12 de outubro) se aproxima, trazendo com ele uma preocupação aos pais. É que num contexto marcado pela insegurança quanto à qualidade dos artigos vendidos no mercado, os produtos infantis, especialmente brinquedos, estão relacionados a uma triste estatística: os acidentes de consumo com crianças representam 15% do total de registros feitos por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), liderando o ranking desse tipo de acidentes. Com o objetivo de retirar do mercado baiano os brinquedos considerados perigosos, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), está realizando a Operação Criança Segura, até amanhã, dia 02, na capital e interior do Estado.

link-zap
Loading...

Além de brinquedos, os itens-alvo da Operação 2015 são bicicletas, berços, mamadeiras, bicos de mamadeiras e chupetas. A fiscalização percorre estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas de shopping e de bairros. Na Operação 2014 foram apreendidos um total de 2.820 itens em 122 estabelecimentos comerciais.

Conceito ainda novo no Brasil, acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado causa dano ao consumidor, ainda que utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Ou seja, um acidente de consumo ocorre quando há uma falha/defeito do produto, ou quando ele não atende ao nível de segurança dele esperado.

Acidente de consumo com produtos infantis – Os pais e cuidadores de crianças podem se antecipar aos riscos, adquirindo produtos certificados com o Selo do INMETRO, uma garantia de que os produtos passaram por testes de qualidade antes de serem liberados para o consumo.
Importante ressaltar que as principais lesões são cortes (21%) e arranhões (18%), mas há também casos com menos incidências, porém com fator de risco elevado, tais como alergias (8%) e sufocamentos (6%).

O balanço da Operação 2015 vai ser divulgado no Seminário Criança Segura, que acontecerá na próxima quarta-feira (07/10), às 13h30, no auditório do prédio Juracy Magalhães da Assembleia Legislativa (Centro Administrativo da Bahia ). O evento, promovido pela Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia, coordenada pelo Ibametro, terá a participação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil que vão discutir e buscar saídas para o enfrentamento do problema dos acidentes de consumo entre o público infantil. As inscrições podem ser feitas pelo email inscricoes@ibametro.ba.gov.br. A entrada é franca.

A Operação e o seminário integram a Semana Criança Segura 2015, evento anual aberto ao público, a ser realizado de 05 a 09 de outubro, com diversas atividades na capital baiana. As atividades da II Edição do evento priorizam o atendimento ao público, no sentido conscientizar a população sobre o que é um acidente de consumo e como fazer para evitá-lo. Entre as ações destaca-se ainda o roteiro especial do Ibametro Móvel – unidade itinerante do Ibametro – em pontos estratégicos da capital para orientar os pais sobre a importância da aquisição de brinquedos certificados com Selo do INMETRO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here