MAM-BA realiza palestra sobre ex-votos nesta quarta-feira

0

Em paralelo à exposição ‘Uma pausa em pleno voo’, do artista cearense Efrain Almeida, uma palestra sobre a expressão popular religiosa dos ex-votos será realizada na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, nesta quarta-feira (11), às 14h.

Aberta ao público, a atividade será ministrada pelo professor associado da Universidade Federal da Bahia (Ufba), chefe do Departamento de Museologia e coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, José Cláudio Alves de Oliveira, e pela mestra em Museologia pela Ufba Genivalda Cândido da Silva. A palestra dialoga com a exposição, que segue em cartaz na Capela do MAM-BA até 3 de julho.

Efrain Almeida se aproxima da temática dos ex-votos e da religiosidade em seus trabalhos, a exemplo da obra ‘Olhos’. Durante a palestra será estabelecido um diálogo entre as peças do artista e questões referentes à tipologia dos ex-votos do Brasil, América Central e do Norte. “Abordaremos sobre o conceito, definição e o ex-voto como media folkcomunicacional”, explica José Cláudio Alves de Oliveira.

Sobre os ex-votos

O ex-voto é o testemunho de fiéis que, em salas de milagres de igrejas e santuários católicos, pode ser realizado através de bilhetes ou cartas, esculturas, milagritos, quadros pictóricos, fotografias, órgãos in vitro, mechas de cabelo, CDs ou DVDs e objetos pessoais. Salas destinadas a este ato como as de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, Guadalupe, no México e Lourdes, na França, apresentam a riqueza tipológica desses objetos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here