Pesquisa mostra que brasileiro sente presença do crime organizado em sua vizinhança

0

Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que metade da população adulta brasileira sente a proximidade do crime organizado em sua vizinhança. Realizado pelo Instituto Datafolha, o levantamento mostra que 23% dos entrevistados consideram essa sensação alta e 26%, média.

Apesar de 49% considerarem alta e média, 24% a consideram baixa, e 23 %, nenhuma. A percepção de insegurança é maior nas regiões metropolitanas das 130 cidades pesquisadas em todas as regiões do país, sobretudo entre a população de maior poder aquisitivo e no Sudeste.

As cidades localizadas nas Regiões Metropolitanas concentram 40% da percepção de alta chance e 28% de média probabilidade. No interior, 12% a consideram alta e 24%, média. E ainda 29% a veem como baixa e outros 32%, nenhuma probabilidade.

“O problema do crime organizado é grave e exige atenção, no entanto não está tudo dominado. Há enorme espaço para políticas públicas e para ações mais efetivas que não a que vem sendo adotada, de declarar guerra às facções. É preciso enfrentar esse problema com inteligência”, diz Renato de Sérgio Lima, diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ao todo, o Datafolha entrevistou 2.087 pessoas de 16 anos de idade ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Baixe o arquivo com os dados da pesquisa

Metodologia

  • Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. Entrevistas realizadas mediante aplicação de questionário com 10 minutos de duração.
  • Universo: população adulta com 16 anos ou mais.
  • Abrangência: nacional, com regiões metropolitanas e cidades do interior de diferentes portes, em todas as regiões do país. Entrevistas realizadas em 130 municípios de pequeno, médio e grande porte.
  • Amostra: 2.087 entrevistas que permitem a leitura dos resultados das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
  • Margem de erro: 2,0 pontos para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, o que significa que em 100 levantamentos com a mesma metodologia, 95 resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here