Prefeitura premia jovens educandos da Fundac

0

Jovens educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) foram premiados nesta quinta-feira (23), na segunda edição do Prêmio Jorge Amado de Literatura, na categoria História em Quadrinhos. Mais que o prêmio, a conquista simboliza uma chance de recomeço para os jovens, que ganham novas perspectivas e mais autoconfiança.

“Para mim, esse prêmio representa muita coisa. Eu não acreditava que conseguiria conquistar nada, não me sentia bom e inteligente o suficiente, mas a equipe da Fundac e os professores nos incentivam a todo o momento. Eles me fizeram acreditar em mim mesmo e que eu posso melhorar e alcançar tudo o que eu desejo, só preciso me esforçar”, afirma J.J.S, de 16 anos, que ficou com o segundo lugar.

P.T.A, de 19 anos, quer seguir a arte e deseja se profissionalizar. “Tudo começou como um passa tempo. Construindo a história para me distrair. Pensando nos personagem eu descobri um novo mundo, cheio de possibilidades. É um universo em que eu posso mergulhar e descobrir mil sentimentos e novas formas de dizer e expressar o que sinto. Quero continuar melhorando e me desenvolvendo, até, quem sabe, fazer dessa a minha fonte de renda”.

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão ligado à Secretária da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e responsável pela gestão da política de atendimento a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade e internação. Como explica a diretora da instituição, Regina Afonso. “O principal objetivo é garantir a estes jovens o acesso à cultura e a uma formação que lhes dê condição de superar os problemas e de ressignificar suas vidas”.


Premio Jorge Amado

A premiação estimula os alunos da rede pública de ensino, matriculados no Ensino Fundamental I e II, assim como da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a desenvolverem ações ligadas a produção estudantil de textos, sob a forma de poesia, conto, romance, e utilizando-os ainda em outras mídias, como as histórias em quadrinhos e o videoclipe. Também, estimula a criatividade, assim como revela novos talentos, partindo de uma metodologia em que as salas de aula passam a ter no estudo, o grande protagonista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here