Protesto contra imigrantes tumultua homenagem às vítimas em Bruxelas

0

Manifestantes de direita perturbaram o clima de luto que cercava o memorial em homenagem às vítimas dos atentados, na Place de La Bourse, em Bruxelas, na Bélgica, na manhã deste domingo (27). Saudações nazistas foram vistas no local e um grupo cantou slogans contra a imigração, de acordo com a CNN.

A polícia, com homens enfileirados e carregando escudos, cercou os manifestantes e os afastou das velas e flores que foram deixadas no na praça. O clima ficou bastante tenso. Os manifestantes foram empurrados aos poucos para uma rua onde os caminhões com canhões de água estavam. Os jatos foram acionados e eles se dispersaram.

protesto-belgica

Neste domingo, os belgas continuavam a prestar homenagens em silêncio às vítimas nesta manhã tranquilamente, sob os olhares atentos da polícia, até a chegada do grupo de manifestantes. Intimidadas, muitas pessoas se afastaram da praça e, só após a ação policial, eles conseguiram voltar a se aproximar do memorial.

Os belgas foram convencidos pelas autoridades a suspendar “marcha contra o medo”, programada para este domingo de Páscoa, em razão da ainda elevada ameaça terrorista.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, condenou o protesto. “É altamente inapropriado que os manifestantes interromperam a reflexão pacífica que acontece no Bourse (a bolsa de valores). Condeno veementemente esses distúrbios”, disse ele, segundo a agência de notícias Belga, segundo a Reuters.

O prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, atacou os manifestantes e disse que eles chegaram a Bruxelas de outras cidades, em particular da Antuérpia. “Estou chocado com o que aconteceu, em ver que esses canalhas vêm aqui para provocar as pessoas no seu local de homenagem”, disse.

Caça aos terroristas
Neste domingo, a polícia dava continuidade às operações antiterroristas em Bruxelas e outras cidades, como Mechelen e uma em Duffel. Nove pressoas foram detidas, mas apenas quatro permaneceram presas, de acordo com a Associated Press.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here