Retrospectiva 2015: Brasil sofre com economia e política e onda de terror assusta o mundo

0

Inflação de dois dígitos pela primeira vez em mais de 10 anos e uma queda de, pelo menos, 3,5% no PIB são o retrato de um ano em que os brasileiros ficaram mais pobres e o desemprego cresceu com mais de um milhão de postos de trabalho fechados.

A crise econômica corroeu a popularidade da presidente Dilma Rousseff e alimentou a crise política, com embates entre Executivo e Legislativo, após a eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara. Milhares de pessoas foram às ruas pedir o impeachment da presidente, finalmente encaminhado por Cunha na Câmara em novembro. Mas o principal combustível para os protestos foi a corrupção e a Operação Lava Jato acabou chegando ao Congresso: o senador Delcídio Amaral (PT), líder do governo, foi preso e o próprio Cunha acusado de receber propina em contas na Suíça.

No mundo, 2015 foi marcado pela escalada do terrorismo com atentados em Paris, por todo o Oriente Médio e até com a derrubada de um avião.

Boas notícias
Apesar da crise e de seu impacto social, inclusive no aumento da violência, Salvador, que começou e terminou o ano com festas de Réveillon lotadas, pode comemorar um recorde de pessoas nas ruas no Carnaval, a cara nova e moderna de sua orla, de São Tomé de Paripe a Itapuã, a reforma de dezenas de escolas e a conclusão da Linha 1 do metrô.

E, se a lama atingiu até o futebol, os clubes baianos tiveram o que festejar: o Bahia foi bicampeão estadual e o Vitória conquistou o acesso à Série A.

link-zap
Loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here