Samba dita o ritmo na primeira noite oficial de Carnaval

0
Samba é a palavra de ordem desta quinta-feira (4) de Carnaval. No circuito Osmar (Campo Grande), os tradicionais blocos de samba de Salvador ditam o ritmo da primeira noite oficial da festa. Os blocos Alerta Geral, Pagode Total, Amor e Paixão, Proibido Proibir, Corrente do Samba, Fogueirão e Samba & Folia reúnem cerca de 30 mil associados e fantasiados para folia.
As entidades são apoiadas pelo programa Ouro Negro do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Cultura (Secult). Ao todo, 94 entidades carnavalescas, entre blocos afro e de índios, afoxés e grupos de samba e reggae de Salvador foram contemplados.
O primeiro a desfilar é o bloco Alerta Geral. Entre os convidados, sambistas nacionais como Xandy de Pilares e o grupo Fundo de Quintal, que conduzem os cinco mil foliões pagantes. Em seguida é a vez do bloco Pagode Total, do artista baiano Compadre Washington. O grupo É o Tchan comanda o bloco e apresenta na avenida o sucesso do verão ‘Bota a cara no Sol’. Outro artista baiano que é atração principal do próprio bloco é o cantor e compositor Nelson Rufino que, este ano, escolheu como tema os seus 50 anos de samba, acompanhado dos grupos Movimento e Batifun.
Outros ritmos 
Mas o primeiro dia não é feito apenas de samba. O bloco da capoeira é o primeiro a desfilar, apresentando um conjunto de música, dança e beleza que encanta todo público. Outro bloco é o Bankoma. Oriundo de Portão (Lauro de Freitas), a entidade apresenta na avenida um conjunto artístico formado pela ala de dança, que desfila no chão e não deixa ninguém parado. Encerrando a primeira noite, os desfiles dos blocos de reggae asseguram a diversidade no Carnaval de Salvador.
Criado há oito anos, o Ouro Negro reconhece o legado e a importância da cultura negra e indígena para o Carnaval e mantém o apoio para garantir a presença do espetáculo de beleza e simbolismo que esses blocos fazem na avenida.
Carnaval da cultura
O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião.
O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô; Carnaval Ouro Negro, que apoia blocos afro, de samba, de índios, reggae e afoxés; Carnaval Pipoca – com a criatividade dos microtrios e nanotrios; e Outros Carnavais, que inclui a folia dos Mascarados em Maragojipe. A programação completa da festa está disponível nos sites da Secult e do Carnaval da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here