SDE discute gargalos do setor de energias renováveis

0

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) reuniu cerca de 30 representantes de empresas de energias renováveis para discutir os principais gargalos do setor: o licenciamento ambiental e a demora, por parte do sistema bancário, na liberação do financiamento dos projetos. Além de empresários, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, e de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, participaram do debate, realizado no auditório da SDE.

Spengler abordou as principais questões ambientais que cercam os investimentos em parques de energia eólica e solar, como a proposta de alteração do decreto que trata da reserva legal e as alterações nas resoluções 001 e 237 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). “Temos tido uma relação muito estreita com o empresariado que lida com as energias renováveis. Tudo que é possível fazer, quando há ausência de potencial e significativo dano ambiental, nós fazemos”, disse Spengler.

Já o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, José Gomes, explicou a reabertura da linha de crédito do banco para financiar, através de fundos constitucionais, grandes projetos de energia eólica, depois de quatro anos ausente do mercado. “A participação dos recursos em projetos aprovados poderá ser de até 60% do investimento total, com prazo de até 20 anos e carência de até oito anos. Serão oferecidas taxas de juros que variam de 12,95% a 9,5% ao ano”, explica Gomes.

Enseada Indústria Naval

Quem também participou do debate foi o estaleiro Enseada Indústria Naval, que apresentou o projeto de transformar a gigantesca estrutura, que ocupa uma área de 1,6 milhão de metros quadrados em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, no Polo Industrial Enseada, abarcando novos negócios industriais e de logística.

“Desenvolvemos um plano de negócios especialmente para a energia eólica. Temos capacidade industrial, grande área para estocagem e um terminal portuário pronto para realizar as grandes operações de logística que o segmento requer”, disse o diretor do Polo Industrial Enseada, Guilherme Guaragna.

Rota rodoviária

O diretor da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Silvano Ragno, abordou o projeto de reestruturação da ponte sobre o rio Pratigi, em Ipirá, que é uma rota rodoviária fundamental para o transporte das gigantescas peças – pás, aerogeradores e torres – que compõem o sistema de geração de energia eólica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here