Secretaria lança novo Portal da Educação

0
O Portal da Educação foi totalmente reformulado pela Secretaria da Educação do Estado para atender ao programa Educar para Transformar e oferecer serviços e conteúdos de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem. O novo espaço pedagógico multidisciplinar, que tem uma média de 32 mil visualizações por dia, permite aos estudantes, aos professores, às famílias e aos cidadãos acompanharem a execução das políticas públicas de educação do Estado.

O cidadão pode acompanhar o que acontece no dia a dia das escolas da Bahia, conhecer as experiências desenvolvidas por estudantes e professores, saber o recurso que cada escola recebe, além de ter acesso aos gastos realizados pela unidade. Também tem condições de assistir a aulas e acessar conteúdos educacionais em todas as áreas do conhecimento.

O Portal da Educação possui canais específicos para escolas, estudantes, educadores e municípios. No canal Educadores, por exemplo, os professores podem acessar desde informações sobre formação, carreira do Magistério e Saúde do Professor até materiais pedagógicos para o desenvolvimento das Atividades Complementares (AC). No canal Estudantes, os alunos podem acompanhar sua vida escolar, com acesso ao Boletim Online e aulas preparatórias para o Enem, além de compartilhar os relatos de suas experiências inovadoras nas escolas, seja nas áreas de ciências, esporte, arte e cultura.

Ambiente Educacional Web

Um dos principais serviços do Portal da Educação é o Ambiente Educacional Web (AEW), com 3,7 mil conteúdos educacionais em todas as áreas do conhecimento. Os conteúdos digitais são produzidos e catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. O professor de Matemática, Samuel Oliveira de Jesus, é um dos colaboradores e fala do diferencial deste serviço. “É um espaço diferenciado, multidisciplinar, criado para que estudantes e professores possam compartilhar e construir conhecimentos, por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. É um guia pedagógico que norteia o processo de ensino e aprendizagem”.

A reestruturação do novo portal segue as novas tendências de layout e usabilidade na internet, o que torna mais fácil o acesso às informações, com leitura mais leve e dinâmica. Por estar mais de acordo com os portais com grande volume de conteúdo, o Portal da Educação da Bahia é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer (versão 11.0.14), Firefox (versão 42.0), Chrome (versão 46.0.2490.80M) e Safari (versão 9.0).

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here