Seminários Territoriais vão discutir reforma do Ensino Médio

0

Ampliar o debate e a escuta com a comunidade educacional baiana, atendendo à pauta nacional sobre o Ensino Médio. Com esse propósito, a Secretaria da Educação do Estado promove durante este mês e dezembro, o 1º Ciclo de Seminários Territoriais: ‘Ensino Médio em debate’, agregando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A primeira edição da série começa nesta segunda-feira (13), em Paulo Afonso (NTE 24), no Vale do São Francisco.

Na mesma semana, seminário será realizado, na terça-feira (14), em Valença (NTE 6), no baixo sul, e em Santo Antônio (NTE 21), no Recônvaco. Em Paulo Afonso, o seminário acontece as 8 às 16h, na sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em Valença, no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, e em Santo Antônio de Jesus, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes.

Na programação, constam mesas redondas voltadas para as temáticas em torno da reforma do Ensino Médio e um bate-papo sobre os desafios das ‘Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio’. A ação busca ainda dar continuidade às discussões que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Educação, desde 2016, sobre os cenários da política educacional do Ensino Médio de modo territorializado.

O que se pretende, nesta perspectiva, é buscar elementos construtivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares e assegurar o respeito às especificidades e singularidades dos territórios de identidade do estado da Bahia. A atividade terá a participação de gestores escolares, representantes de universidades, dos conselhos municipais de Educação, secretarias municipais de Educação, entidades estudantis, associações de pais de alunos, escolas privadas, municipais e estaduais, líderes de classe, sindicato de professores e de associações científicas existentes no Território.

Programação

Novembro

Dia 13 – NTE 24 (Paulo Afonso)
Dia 14 – NTE 06 (Valença) e NTE 21 (Santo Antônio de Jesus)
Dia 16 – NTE 17 (Ribeira do Pombal) e NTE 27 (Eunápolis)
Dia 28 – NTE 02 (Bom Jesus da Lapa) e NTE 08 (Itapetinga)
Dia 29 – NTE 20 (Vitória da Conquista)
Dia 30 – NTE 22 (Jequié) e NTE 23 (Santa Maria da Vitória)

Dezembro

Dia 4 – NTE 19 (Feira de Santana) e NTE 26 (Região Metropolitana de Salvador)
Dia 5 – NTE 01 (Irecê), NTE 18 (Alagoinhas), NTE 03 (Seabra) e NTE 04 (Serrinha)
Dia 6 – NTE 10 (Juazeiro), NTE 12 (Macaúbas) e NTE 07 (Teixeira de Freitas)
Dia 7 – NTE 16 (Jacobina), NTE 13 (Caetité), NTE 11 (Barreiras), NTE 14 (Itaberaba), NTE 05 (Itabuna) e NTE 15 (Ipirá)
Dia 11 – NTE 09 (Amargosa)
Dia 12 – NTE 25 (Senhor do Bonfim)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here