Sol pode produzir labaredas com energia capaz de destruir a Terra

0

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, revelou que o Sol pode emitir uma labareda gigante de fogo capaz de destruir a Terra. A pesquisa é um resultado proveniente do telescópio Kepler e foi publicada na revista Astrophysical Journal Letters.

O grupo de estudiosos chegou à conclusão após encontrar um feixe de fogo que segue os padrões muito parecidos com o do astro central do nosso Sistema. Isso significaria, portanto, uma possibilidade de o Sol produzir em algum momento um clarão mil vezes mais poderoso que os comuns.

A estrela observada pelo Kepler tem nome de KIC9655129 e localiza-se na nossa galáxia. De acordo com as imagens, há semelhanças fortes que a aproximam da forma física do Sol. O fenômeno provaria que o astro pode soltar uma quantidade de energia equivalente a 1 bilhão de megatons.

Como forma de provar as suspeitas, os cientistas fizeram análise de séries temporais buscando padrões nas ondas e na curva de luz emitidas pelo astro. A conclusão assustadora é a de que superlaberedas solares e superlabaredas estrelares estão envolvidas no mesmo processo físico. A confirmação é de que o Sol tem potencial para produzir energia o suficiente e destruir nosso planeta, de acordo com o site The History.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here