STF marca julgamento de Celso Russomano para a próxima terça

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira, dia 9 de agosto, o julgamento da ação penal contra o deputado federal Celso Russomano (PRB-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo partido.

A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, liberou a ação para julgamento na quarta (3) e, segundo o STF, a expectativa era que o julgamento, na Segunda Turma da Corte, fosse no dia 16, mas foi marcado para semana que vem. A pauta foi divulgada nesta sexta-feira (5).

A questão é importante porque, caso condenado no Supremo, Russomano pode ser considerado inelegível para disputar o comando da capital paulista.

Russomano é acusado de peculato, ou seja, desvio de dinheiro público. Segundo o Ministério Público, ele usou verba da Câmara dos Deputados para pagar salário da gerente de uma produtora de vídeos de sua propriedade, entre 1997 e 2001. A defesa do deputado nega ter praticado crime e diz que a funcionária de fato trabalhava para seu gabinete.

O deputado foi condenado em 2014, na primeira instância, a 2 anos e 2 meses de prisão, e a pena acabou convertida em prestação de serviços e pagamento de cestas básicas. O parlamentar recorreu da decisão, mas, quando reassumiu mandato em 2015, o caso foi remetido ao STF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here