Telescópio Hubble captura imagens inéditas da aurora boreal de Júpiter

0

Os astrônomos da Nasa, com a ajuda do telescópio Hubble, conseguiram captar imagens inéditas da aurora boreal de Júpiter. A sequência de fotos e o vídeo acima foram divulgados nesta quarta-feira (30).

As auroras boreais são criadas quando partículas de alta energia entram na atmosfera de um planeta perto dos pólos e colidem com átomos de gás, segundo a Nasa.

Além das imagens impressionantes, o programa da agência espacial pretende determinar como os componentes de Júpiter respondem às condições espaciais, como a chegada de uma corrente de partículas carregadas e ejetadas pelo sol.

nasa_1 (1)

Além do telescópio Hubble, que está observando e medindo as auroras do planeta, a Nasa está com a sonda Juno em sua reta final – ela deverá entrar na órbita do planeta no início de julho. Essa sonda deverá medir as propriedades do “vento solar”, justamente essa corrente de partículas que vem do sol.

“Estas auroras são muito dramáticas e estão entre as mais ativas que já vi”, disse Jonathan Nichols, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e principal pesquisador. “É quase como se Júpiter estivesse dando uma festa de fogos de artifício para a chegada iminente da [sonda] Juno.”

O telescópio está observando o planeta quase que diariamente, durante vários meses. Usando a série de imagens, os cientistas poderão criar mais vídeos para demonstrar o movimento das auroras boreais de Júpiter, que cobrem áreas maiores que as registradas na Terra.

Além do tamanho ser maior, as auroras de Júpiter também são centenas de vezes mais energéticas que as terrestres. E, ao contrário das encontradas nos pólos da Terra, as auroras de Júpiter nunca cessam.

Enquanto na Terra as auroras mais intensas são causadas por tempestades solares – quando as partículas carregadas ‘chovem’ sobre a atmosfera, energizando gases -, Júpiter tem uma fonte adicional para as auroras: uma magnetosfera 20 mil vezes mais forte que a do nosso planeta.

O telescópio espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here