Vida em Marte? Governo dos EUA interroga NASA sobre alienígenas

0

No dia 18 de julho, o Subcomitê para o Espaço do Comitê do Congresso dos EUA da Ciência e Tecnologia realizou uma audiência para esclarecer as futuras missões da NASA de exploração espacial.

Os congressistas queriam saber sobre a missão Rover de Marte de 2020 e sobre a missão interplanetária Europa Clipper. Mas o congressista republicano da Califórnia, Dana Rohrabacher, aproveitou a oportunidade para interrogar a NASA sobre a existência de vida alienígena em Marte.

Até às questões sobre alienígenas de Rohrabacher, a audiência foi bastante trivial, houve perguntas sobre problemas técnicos, combustíveis que seriam usados e sobre o potencial comercial das missões.

“Você indicou que Marte era totalmente diferente há milhares de anos. É possível que tenha havido uma civilização em Marte há milhares de anos?”, perguntou ele.

O professor de geoquímica no Instituto de Tecnologia da Califórnia, Kenneth Farley, tomou o microfone e respondeu que Marte era diferente há bilhões de anos, e não há milhares, e que não há evidências que o planeta tenha tido qualquer forma de vida.

Como o professor Farley observou, há sugestões que pelo menos algumas partes do Planeta Vermelho terão sido potencialmente habitáveis por longos períodos no passado.

A vida microbiana pode ter prosperado ali e sobreviver no século XXI se enterrando nos solos profundos para se proteger da elevada radiação na superfície.

A missão 2020 Mars Rover procurará evidências da vida microbiana passada quando chegar ao planeta em fevereiro de 2021 – o robô de seis rodas irá coletar e armazenar amostras do solo para as trazer à Terra.

“A descoberta real de provas biológicas da existência de vida microbiana no planeta usando os instrumentos a bordo do rover é pouco provável, e pode ser melhor usar o arsenal completo dos laboratórios terrestres”, afirmou o professou Farley durante a audiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here