Você já ouviu falar que a Terra é Plana?

0

De acordo com o site WikiPédia, a Terra plana é uma ideia primitiva que concebe que a face habitada da Terra é plana, ao invés de curvada ou esférica. Muitas culturas antigas concebiam a Terra como plana, incluindo a grega até o período clássico, as civilizações do Antigo Oriente Médio da Era do Bronze e da Era do Ferro até o período helenístico, a Índia da Era do Ferro até o período Gupta (primeiros séculos da Era Comum) e a China até o século 17. É típica também das culturas aborígenes da América. Nestas culturas, a Terra era vista como coberta por um domo, o firmamento nas religiões abraâmicas, que separa a Terra do horizonte.

Nos dias de hoje é muito comum supor que as pessoas da Idade média acreditavam que o mundo era plano. Mesmo que muitos cálculos astronômicos pudessem ser resolvidos igualmente com a terra plana, a ideia de uma Terra esférica já havia surgido na Grécia de antes de Cristo ou no antigo Egito embora restrita com os conhecimentos de agrimensura. Nos tempos de Plínio, o Velho (primeiro século) essa ideia era bem aceita no mundo greco-romano. Nessa época, Ptolomeu derivou seus mapas de um globo curvado e desenvolveu o sistema de latitudes e longitudes. Entre os primeiros cristãos, uns poucos escritores questionaram ou mesmo se opuseram à esfericidade da Terra com fundamentos teológicos, mas muitos desses não são tidos como influentes em períodos posteriores como a Idade Média, devido à escassez de referências a seus escritos.
Universum
A Idade Média começou com a desintegração da civilização romana, (em torno do século VII), quando a Europa ocidental se desorganiza, empobrece e perde contato com muito do conhecimento científico que havia sido desenvolvido pelos gregos. Apesar disso, os principais escritos cosmológicos do início da Idade Média continuaram considerando a Terra como esférica; e é seguro afirmar que no máximo em torno de 1100, época do Renascimento do Século XII, o modelo geocêntrico de Ptolomeu havia suplantado qualquer dúvida acerca da esfericidade da Terra na mente de pessoas educadas no continente.

A noção de que durante a Idade Média haveria uma “crença na Terra plana” foi forjada no século XVIII, e ainda é uma visão popular entre não-especialistas. Por outro lado,medievalistas e historiadores da ciência atualmente concordam que essa é uma concepção falsa. Em suma, os poucos autores ocidentais do mundo antigo ou medieval que comprovadamente combateram a esfericidade da Terra foram exceção, eles eram geralmente ignorados ou tratados com pouca seriedade nos círculos intelectuais de sua época.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here