Lula sugere ‘curso de política’ a membros do MP e do Judiciário

0

Em discurso acalorado no ‘Encontro Parlamentar Internacional’, que encerrou há pouco no Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o ex-presidente Lula sugeriu que membros do Poder Judiciário e do Ministério Público façam “um curso de política” para não fazerem “perguntas absurdas”.

Ele se referia a questionamentos que lhe foram feitos em interrogatórios como motivo para indicação de ministros e para composição de alianças com partidos.

“As perguntas que me faziam eram absurdas. Por que eu indiquei o Wagner pra ser isso? Porque eu sou o presidente, eu que tenho que indicar”. Me perguntaram ‘por que você fez aliança com o PMDB?’ Porque eu não ia fazer com o DEM, lindo”, disse Lula.

Ele falou também sobre a possibilidade de sua candidatura neste ano. “O problema não é se Lula vai ser candidato ou não, isso vai acontecer mais pra frente […] A senha tá dada, o Lula não pode voltar. Se ele voltar nós corremos o risco de ele se eleger no primeiro turno. Se isso não acontecer, certamente ele estará garantido no segundo turno e vai sobrar só uma vaga”.

Lula voltou a dizer que é “perseguido” por ser “o melhor presidente”. “O que eu fiz de errado no Brasil? Foi garantir que o pobre fosse menos pobre, garantir que o pobre tivesse acesso a universidade, garantir que o pobre tivesse um emprego com carteira profissional, garantir o salário minimo aumentar durante 12 anos no governo, garantir que a doméstica deixasse de ser escrava e passasse a ser trabalhadora com direito?”, questionou.

Lula, que protestou contra a morte da vereadora do PSOL, Marielle Franco, pediu atenção dos eleitores ao declarar o voto nas urnas. “Não adianta nada querer um governo progressista e votar em um congresso conservador […] Eles mexeram com quem gosta de brigar e eu acho que é uma oportunidade que nós temos de colocar as coisas em seu lugar, o país não pode continuar assim,a classe política tem que se fazer respeitar, sobretudo a extrema corte. Só tem um caminho a seguir, a luta, a perseverança, a teimosia, e só tem um caminho, defender a democracia”.

Rui critica “política conservadora e retrógrada”

O governador Rui Costa criticou o “aparelhamento da Justiça” por parte da “política conservadora e retrógrada”, que, segundo ele, “tem provocado inúmeras perseguições, a exemplo do que ocorreu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Jaques Wagner”. “Se não usarem a mão da injustiça ele [Lula] será presidente da república em outubro de 2018”, afirmou Rui.

Rui dedicou homenagem à vereadora do PSOL, Marielle Franco, morta a tiros na noite desta quarta-feira (14) no Centro do Rio de Janeiro ao lado do motorista em um crime que, segundo ele, foi uma “execução” de uma defensora dos direitos “do povo que mais precisa, o povo das favelas”.

O governador também pregou a união dos humanistas, “independente de partido, forma, modelo detalhe” em defesa da democracia.

O petista também destacou a ação movida pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM) contra a realização das aulas da disciplina “Tópicos Especiais em História: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. Ele chamou de “absurdo” o fato de o reitor João Carlos Sales ser intimado pela Justiça Federal para prestar esclarecimentos sobre a inserção da matéria na grade do curso de Ciências Sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here